MAP Foot/Eliminatoires Mondial féminin U17 (3è tour): 27 joueuses marocaines convoquées pour la double confrontation contre l’Algérie MAP Angola: Coup d’envoi de la 16ème édition du Championnat d’Afrique de natation MAP Les flux financiers illicites font perdre à l’Afrique environ 88,6 milliards de dollars par an (CEA-ONU) AIP L’Union africaine valide des lignes directrices sur le retour, la réadmission et la réintégration des migrants AGP GUINÉE/ELECTRICITÉ : LA LIGNE D’INTERCONNEXION DE L’OMVG ACTIVÉE POUR LE TRANSFERT DE 120 MÉGAWATTS DEPUIS LE SÉNÉGAL AGP GUINÉE : LE PRÉSIDENT DU CNT PRÉSENTE LES ACQUIS ET PERSPECTIVES DE LA TRANSITION GUINÉENNE À Luxembourg APS SENEGAL-MONDE-JO / JO Paris 2024 : l’escrimeuse Ndèye Bineta Diongue qualifiée AIP L’agroforesterie présentée comme une valeur économique en termes de production des cultures de rente (Interview) AIP Les USA et la Côte d’Ivoire s’accordent dans la lutte contre la diffusion des fake news MAP L’Afrique a besoin de 1 600 milliards de dollars supplémentaires d’ici à 2030 pour atteindre les ODD (CEA-ONU)

Publicações: Casimiro de Pina lança “Textos sobre Direito de Emergência e outros Estudos” na cidade da Praia


  11 Février      23        Société (45162),

 

Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress) – “Textos sobre Direito de Emergência e outros Estudos”, título do primeiro livro jurídico de Casimiro de Pina e que aborda o quadro jurídico cabo-verdiano em contexto de emergência, esta quarta-feira apresentada, na cidade da Praia.
Em declarações à imprensa, momentos antes a apresentação, testemunhadas por convidados como o Primeira-dama, Lígia Fonseca, e o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o autor afirmou que durante o estado de emergência, decretado em virtude da pandemia, o cidadão viu-se privado de um conjunto de direitos que não tiveram respaldo na constituição cabo-verdiana, daí sugerir uma reforma legislativa nesta matéria.
“A legislação principal que nós usamos aqui em Cabo Verde para decretar estados de calamidade, dentre outros, basicamente foi a lei de protecção civil. Explico isso no livro, que é uma lei de 2012. Mas essa lei de protecção civil foi pensada para outro tipo de situações”, defendeu.
Segundo Casimiro de Pina, a lei de bases da protecção civil é mais para incêndios, erupção vulcânica, dentre outras “situações mais pontuais”.
“Essa lei não foi propriamente feita para lidar com pandemias do tipo que estamos a viver. É neste caso concreto que eu proponho algumas reformas legislativas e alguma discussão à volta desta lei e de outras lei similares”, acrescentou.
Para Casimiro de Pina, o que faltava em Cabo Verde era um estudo que pudesse compreender o quadro jurídico por detrás de normas e decretos em contexto em pandemia, já que na Constituição não há nada que aborda sobre os direitos do cidadão em situações de emergência.
Para o apresentador do livro, o professor universitário e jurisconsulto Mário Silva, o estado de emergência mereceu nesta obra uma ampla análise e põe tónica no caso cabo-verdiano em que o impacto da pandemia não foi tão intensa, se comparada com a Europa.
Contudo, salienta a necessidade de investir nas instituições cabo-verdianas que protegem e socorrem os cidadãos.

Dans la même catégorie