AGP GUINÉE : LA JOURNÉE INTERNATIONALE DES JEUNES FILLES DANS LE SECTEUR DU TIC CÉLÉBRÉE SOUS LE THÈME ‘’LEADERSHIP’’ AGP Guinée: Lancement officiel de la 1ère édition ‘’des Journées Portes ouvertes sur le monde du travail’’ ANP L’ONG Attakafoul offre 51 logements et un centre de santé aux populations démunis de Maradi MAP Soudan du Sud: Le Conseil de sécurité proroge d’un an le mandat de la Mission onusienne AIP Le Commandement des États-Unis pour l’Afrique (AFRICOM) et la Côte d’Ivoire renforcent leur collaboration en matière de sécurité AIP L’AN2DCI lance ses activités par la sensibilisation à la préservation de l’environnement AIP Euphrasie Yao reçoit le prix spécial femme d’exception et d’impact dans la promotion du genre à Yaoundé AIP L’aide du Canada à la Côte d’Ivoire s’élève à 40 milliards F CFA sur la période 2022-2023 (Officiel) MAP Inondations au Kenya: Le président Ruto ordonne l’évacuation des zones riveraines APS SENEGAL-CULTURE-ASSURANCES / ”StLouis’docs” : ”Tout est prêt pour que la 15e édition soit encore un succès” (co-organisateur)

Primeiro-ministro inaugura estrada reabilitada da Cidade Velha/Santa Marta


  11 Février      25        Politique (25393),

 

Cidade da Praia, 11 Fev. (Inforpress) – O primeiro-ministro considerou que a reabilitação da estrada Cidade Velha/Santa Marta, inaugurada quarta-feira, não só valoriza a urbe Património Mundial da Humanidade, como terá um impacto na economia do concelho, valorizando os empreendimentos turísticos e zonas agrícolas.
Ao presidir a cerimónia da inauguração desta infra-estrutura, que beneficiou dos trabalhos de pavimento em pedra basáltica, numa extensão de 1,2 quilómetros, alargamento da faixa de quatro para seis metros, muros, sinalização, e um miradouro, num investimento governamental avaliado em 52 mil contos, Ulisses Correia e Silva destacou o potencial turístico e a possibilidade de alargamento da urbanização.
Edificada no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), a obra, segundo o Chefe do Governo, vai contribuir para aumentar o valor que este concelho já tem, mas que precisa de ser transformado em mais economia, visando a possibilidade de criação de mais emprego, empreendedorismo e de aumento de rendimento para as famílias.
“A obra condiz com o estatuto do Património Mundial que é a Cidade Velha”, referiu Correia e Silva, explicando que não se podia fazer a asfaltagem dentro do perímetro pelo que “responde perfeitamente às necessidades e ao enquadramento” do estatuto da Cidade Velha junto da UNESCO.
Já a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, clarificou que o município da Ribeira Grande foi contemplado com intervenção em duas frentes, designadamente uma de asfalto, que vai de Santa Marta até Santana, numa extensão de 12 quilómetros, e a inaugurada hoje, que vai da Cidade Velha até Santa Marta, em dois contratos distintos.

A obra hoje inaugurada foi financiada pelo PRRA e baseia-se praticamente na requalificação, ao passo que a rodovia que liga Santa Marta a Santana, virada para o desencravamento das localidades produtivas, está sendo feita totalmente em asfaltagem, estando neste momento cumprido dois terços da sua totalidade. A conclusão desta obra está projectada para Maio próximo.

Já o presidente da Câmara Municipal da Cidade Velha classificou o momento como um marco importante para o processo da governação municipal, visando o desenvolvimento do concelho, pelo que prometeu o seu “vigoroso empenhamento e compromisso” em tudo fazer para o bem da população do berço da cabo-verdianidade.
Nelson Moreira disse que a obra inaugurada significa a colocação de mais uma pedra num grande edifício que constitui uma das prioridades do mandato da sua equipa camarária, pelo que felicitou o Governo por ter concretizado esta “reivindicação há muita acalentada”.
Exortou, entretanto, ao executivo uma discriminação positiva para o município, nos sectores como a cultura, história, economia real, turismo, pesca e pequena indústria, visando desenvolver o sector social.
A estrada reabilitada permitiu o aumento da comodidade e segurança, tanto para automobilistas como para peões, incluindo os muitos turistas que visitam a cidade-berço.

Dans la même catégorie