- FAAPA FR - https://www.faapa.info -

ACACV quer produzir um programa que retrata as actividades cinematográficas do país

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) quer produzir um programa de cinema que retrata as actividades cinematográficas do país e não só, anunciou hoje o presidente, Júlio Silvão Tavares.
A proposta foi apresentada hoje ao ministro da Educação, durante o encontro desta manhã, onde foi partilhada e socializada também as linhas mestres e as acções cinematográficas direccionadas para a comunidade escolar.
“Discutimos e socializamos sobre o prepósito da associação em ter um programa televisivo aproveitando a TV Educativa para a produção de um programa sobre o cinema que retrata as actividades cinematográficas no país e não só, mas também a questão respeitante à formação de filmes de produção nacional, mas também de produção internacional, mas que possa ter alguma coisa com Cabo Verde”, referiu.
Trata-se de uma iniciativa, que, segundo Júlio Silvão Tavares, vai dar visibilidade à associação, mas também aproveitar o canal para informar a comunidade escolar e não só, no que diz respeito ao cinema e audiovisual.
Avançou que a experiência teve início há 4 anos, numa parceria com a delegação escolar da Praia, com formações direccionados aos professores e alunos para realização de filmes com telemóveis, sendo que esses filmes foram exibidos e galardoados no Festival Plateau.
“Baseada nesta experiência é que vamos dar continuidade a nossas acções na comunidade escolar”, apontou o presidente, avançando que o ministro concordou com as acções desenhadas para o centro do ensino.
Tendo em conta que o cinema informa, educa e é transversal, e nesta base que defendeu que é preciso dar uma atenção e inclui no currículo escolar uma vez que transporta as imagens do país além-fronteiras, o que poderá ser “importante” para aumentar o fluxo turístico do país.
Júlio Silvão Tavares disse que ficou claro que é muito bem-vinda a participação da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde na dinamização das actividades cinematográficas na comunidade escolar.
Por outro lado, o ministério disponibilizou-se em constituir parceria com a associação numa programação efectiva tanto endereçada a formação fundamental, formação de utilização de nova tecnologia móvel na produção de filmes, mas também na amostra de filmes produzidos sobretudo pelos estudantes e professores.