MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Deputados votam parecer do OGE 2022


  9 Novembre      58        Environnement/Eaux/Forêts (6480),

 

Luanda, 09 de Novembro (ANGOP) – As comissões de especialidade da Assembleia Nacional aprovaram segunda-feira (08) o relatório parecer conjunto sobre a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico de 2022.

O documento, que comporta receitas e despesas na ordem dos 18,7 biliões de kwanzas, vai à discussão e aprovação, na generalidade, nesta terça-feira, 09 de Novembro, com a referência do preço do barril de petróleo em USD 59.

Para 2022, a proposta comporta para o sector social 36,9 por cento da despesa fiscal primária, que corresponde a 18,6 por cento da despesa total, um aumento de 24,7 por cento em relação ao de 2021.

Fruto do contributo positivo registado nos sectores petrolífero e não petrolífero, o documento prevê crescimento do PIB em cerca de 2,4 % face a expansão moderada de 0,2% para 2021.

Para o sector petrolífero, espera-se um crescimento na ordem dos 1,6%, com base na produção de crude de 1.1 milhões de barris por dia, com um preço de referência de 59 dólares por barril já referido.

Nas previsões, o sector não petrolífero aparece com um crescimento de 3,1%.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, considerou, recentemente, equilibrada a Proposta do Orçamento Geral do Estado para 2022.

Manuel Nunes Júnior, que falava no acto de entrega do documento ao presidente da Assembleia Nacional, disse tratar-se de uma proposta com um saldo zero, não deficitário, situação que considerou importante para se seguir a trajectória iniciada em 2018 e 2019.

Nesses anos, o OGE apresentou saldos orçamentais positivos, interrompidos em 2020, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19.

Dans la même catégorie