MAP Effondrement d’un immeuble en Afrique du Sud: le bilan s’alourdit à 19 morts (autorités) AIP Traoré Tié Médandjé de Nci remporte le prix du meilleur journaliste scientifique MAP Arrivée dans les eaux territoriales sénégalo-mauritaniennes de l’unité flottante de production du gaz du gisement GTA MAP FICAK 2024: Regards croisés sur le cinéma et l’esthétique en Afrique AIP 2e édition prix MSD: trois journalistes de l’AIP primés MAP M. Bourita représente Sa Majesté le Roi Mohammed VI au 25è anniversaire de l’intronisation du Roi du Royaume Ashanti MAP SIEL 2024: Hommage au Sénégalais Souleymane Bachir Diagne, figure emblématique de la philosophie en Afrique AIP Le REDICI souhaite la création d’une direction de lutte contre les VBG au ministère de l’Education nationale et de l’Alphabétisation MAP Khouribga : lever de rideau sur le 24e Festival international du cinéma africain AIP Les sages-femmes s’engagent à s’impliquer dans les actions du système de santé pour améliorer les indicateurs du couple mère-enfant

Embaixadora da UE reconhece “arquitectura sólida” na parceria com Cabo Verde


  9 Mai      43        COOpération (783),

 

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia (UE), Carla Grijó, reconheceu hoje a existência de uma “arquitectura sólida” na parceria com Cabo Verde, defendendo que ambos estão “alinhados” nos fóruns multilaterais em torno de objectivos comuns.
Carla Grijó fez essas declarações à imprensa, após a plantação de um dragoeiro no “Cantinho de Amizade”, no Pátio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na Cidade da Praia, em comemoração ao Dia da Europa que se assinala a 9 de Maio.
“Neste momento, (…) de grande incerteza ao nível mundial, penso que parcerias como aquela que existe entre a UE e Cabo Verde só podem ser instrumento de paz, solidariedade e desenvolvimento e são essas as ferramentas que nos permitem ter confiança que seremos capazes de ultrapassar também mais esta crise”, considerou.
Segundo a embaixadora, “as crises são ciclos” e através da resiliência e apoio mútuo das parcerias existentes, melhores serão as condições para as ultrapassar, reconhecendo a “arquitectura sólida” na parceria com Cabo Verde.
“O relacionamento especial está de muito boa saúde, pelo que nos diz respeito, é uma parceria que tem uma arquitectura sólida, nós estamos em permanente diálogo com o Governo (…), através das reuniões regulares, reuniões ministeriais anuais (…) e diálogo diário e constante”, explicou a diplomata.
Carla Grijó avançou ainda o início de um novo ciclo de programação na cooperação, com o objectivo de reduzir a pobreza e a erradicação da pobreza extrema, bem como a transição energética, com a utilização de fontes renováveis de energia.
“São objectivos do Governo cabo-verdiano, assim como são objectivos da UE no seu conjunto e por isso é uma parceria, de facto, em que os interesses se conjugam e mesmo no plano multilateral, vemos Cabo Verde e a UE alinhados nos fóruns multilaterais em torno de objectivos comuns”, observou.
A embaixadora da União Europeia terminou manifestando a “profunda preocupação” pela situação na Ucrânia, apelando para que haja “o mais cedo possível um cessar-fogo incondicional e a retirada das forças russas do território ucraniano”.
Por sua vez, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Djamila Sena Vieira, felicitou os países europeus pela data e defendeu a sustentabilidade da parceria com a Europa.
“Com isso, quisemos também transmitir a mensagem de que precisamos de uma maior resiliência, para nós a UE é um parceiro importante, com o qual temos uma parceria especial, no qual também já temos importantes pilares de cooperação”, frisou.

Dans la même catégorie