AIB Certification de l’aéroport de Bobo : L’aérodrome prêt à recevoir toutes les compagnies aériennes AIB SNC 2024 : Bwaba et Peulhs célèbrent la fraternité et la Culture MAP L’Afrique a besoin d’un accès renforcé aux financements pour relever les défis du changement climatique (Amina Mohamed) MAP Afrique du Sud: La Cour constitutionnelle juge prescrite l’action en dommages exercée par des agriculteurs zimbabwéens MAP Togo: le parti au pouvoir remporte largement les élections régionales MAP Afrique du Sud/campagne électorale : Le calme qui précède la tempête MAP Ouverture à Johannesburg de la Table ronde africaine sur le climat MAP Nairobi: Début de la réunion ministérielle préparatoire au Sommet africain sur les engrais et la santé des sols, avec la participation du Maroc MAP Togo : le président Gnassingbé promulgue la nouvelle Constitution pour un régime parlementaire MAP Afrique du Sud: cinq morts et 49 piégés après l’effondrement d’un immeuble (nouveau bilan)

Sérvia quer reforçar relações de cooperação com Cabo Verde nas áreas de educação turismo agricultura e desporto


  15 Septembre      32        COOpération (783), Economie (21070),

 

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O Governo da Sérvia quer aprofundar o diálogo e a cooperação com Cabo Verde, nomeadamente nas áreas de educação, turismo, agricultura, desporto e a nível da governação electrónica.
Essa disponibilidade foi apresentada esta quarta-feira, na cidade da Praia, pelo ministro adjunto para Cooperação Bilateral da Sérvia, Vladimir Maric, após um encontro com a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miriam Vieira, no quadro de uma curta visita que realiza à Cabo Verde.
O encontro, segundo a governante cabo-verdiana, serviu para discutir e definir já algumas áreas onde a Sérvia poderá ajudar Cabo Verde, dentro do quadro de estratégia de desenvolvimento do país.
“Ficou assente que precisamos reforçar a cooperação, nomeadamente no domínio da educação. Aqui refiro às bolsas para a formação superior na Sérvia.  Também a agricultura foi um dos sectores que nós pensamos que há potencialidades para o desenvolvimento de acções de cooperação, considerando a expertise que tem neste domínio”, apontou.
Outra área onde os dois Estados poderão desenvolver acções de cooperação é a da governação electrónica.
A secretária de Estado lembrou que Cabo Verde tem um grande plano estratégico para a digitalização da sua economia, estando o país também a fazer uma grande aposta, sobretudo, no sector da saúde, com o desenvolvimento de programas ligados à telemedicina.
“A Sérvia está disponível também para trabalhar com Cabo Verde neste ramo”, disse.
No que se refere ao turismo, Vladimir Maric realçou as potencialidades turísticas de Cabo Verde e manifestou o interesse e a disponibilidade da Sérvia em ajudar na promoção do destino turístico cabo-verdiano.
O governante sérvio garantiu igualmente que a Sérvia vai ajudar Cabo Verde a fazer face às crises, e falou inclusive na possibilidade de, ainda este ano, disponibilizar uma ajuda alimentar ao arquipélago.
Durante a sua visita, Vladimir Maric vai reunir-se também com o ministro-adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, para discutirem as formas de cooperação ao nível do desporto.
O ministro adjunto para a Cooperação Bilateral da Sérvia foi portador de uma mensagem do chefe da diplomacia da Sérvia ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, com quem manteve um encontro terça-feira, 13, à noite no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia.

Dans la même catégorie