AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts MAP Guinée: 16 morts et 52 blessés dans un accident de la route MAP La 15ème Conférence islamique au sommet, les 4 et 5 mai à Banjul APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS

Sérvia quer reforçar relações de cooperação com Cabo Verde nas áreas de educação turismo agricultura e desporto


  15 Septembre      32        COOpération (783), Economie (21001),

 

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O Governo da Sérvia quer aprofundar o diálogo e a cooperação com Cabo Verde, nomeadamente nas áreas de educação, turismo, agricultura, desporto e a nível da governação electrónica.
Essa disponibilidade foi apresentada esta quarta-feira, na cidade da Praia, pelo ministro adjunto para Cooperação Bilateral da Sérvia, Vladimir Maric, após um encontro com a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miriam Vieira, no quadro de uma curta visita que realiza à Cabo Verde.
O encontro, segundo a governante cabo-verdiana, serviu para discutir e definir já algumas áreas onde a Sérvia poderá ajudar Cabo Verde, dentro do quadro de estratégia de desenvolvimento do país.
“Ficou assente que precisamos reforçar a cooperação, nomeadamente no domínio da educação. Aqui refiro às bolsas para a formação superior na Sérvia.  Também a agricultura foi um dos sectores que nós pensamos que há potencialidades para o desenvolvimento de acções de cooperação, considerando a expertise que tem neste domínio”, apontou.
Outra área onde os dois Estados poderão desenvolver acções de cooperação é a da governação electrónica.
A secretária de Estado lembrou que Cabo Verde tem um grande plano estratégico para a digitalização da sua economia, estando o país também a fazer uma grande aposta, sobretudo, no sector da saúde, com o desenvolvimento de programas ligados à telemedicina.
“A Sérvia está disponível também para trabalhar com Cabo Verde neste ramo”, disse.
No que se refere ao turismo, Vladimir Maric realçou as potencialidades turísticas de Cabo Verde e manifestou o interesse e a disponibilidade da Sérvia em ajudar na promoção do destino turístico cabo-verdiano.
O governante sérvio garantiu igualmente que a Sérvia vai ajudar Cabo Verde a fazer face às crises, e falou inclusive na possibilidade de, ainda este ano, disponibilizar uma ajuda alimentar ao arquipélago.
Durante a sua visita, Vladimir Maric vai reunir-se também com o ministro-adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, para discutirem as formas de cooperação ao nível do desporto.
O ministro adjunto para a Cooperação Bilateral da Sérvia foi portador de uma mensagem do chefe da diplomacia da Sérvia ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, com quem manteve um encontro terça-feira, 13, à noite no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia.

Dans la même catégorie