ANP Les organisations de la société civile et les médias en atelier sur les fausses informations AIP La Côte d’Ivoire classée parmi les dix premières économies africaines (Gouvernement) AIP Un prêt d’environ 55 milliards de F CFA pour équiper la Côte d’Ivoire d’une douane intelligente (Gouvernement) AIP La Première dame reçoit la lauréate du prix de la lutte contre le travail des enfants AIP Les journalistes invités à s’impliquer pour relever le triple défi de la vaccination, la santé infantile et la malnutrition APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Construction d’édifices sanitaires : Ibrahima Sy promet de travailler avec la Protection civile Inforpress AdS vai investir 270 mil contos na melhoria da rede de abastecimento de água – administrador APS SENEGAL-AFRIQUE-BASKET / BAL : l’avenir de l’AS Douanes dépend d’elle-même (entraineur) APS SENEGAL-FRANCE-ARMEE / Des brevets parachutistes remis à 59 militaires sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Un cadre préconisé pour une solution à la rétention de l’information sanitaire

Dia das Forças Armadas/Militares prometem nunca mais se envolver na alteração da ordem constitucional por via das armas


  17 Novembre      91        Militaire (518),

 

Bissau, 17 Nov 23 (ANG) –  As Forças Armadas Revolucionária do Povo(FARP), prometeram que nunca mais se envolverão em alteração da ordem constitucional, por via das armas, no país.

As promessas foram deixadas, quinta-feira, pelos militares e para-militares nas  mensagens por ocasião da comemoração de 50º  aniversário da Independência e dos 59 anos das Forças Armadas.

Na ocasião, igualmente  nas suas paradas,  os Polícias da Intervenção Rápida pediram ao povo para confiar neles, e prometem garantir a estabilidade e segurança.

As Forças de Intervenção Rápida prometem que vão defender a sua pátria até ao fim, enquanto que, as mulheres paramilitares, dizem que não vão brincar com a bandeira, porque custou o sangue dos combatentes.

Os  fuzileiros navais pediram ao Governo equipamentos navais “para proteger o mar dos piratas que roubam os nossos recursos haliêuticos”.

As Forças de Exército afirmam que vão ter saudades do atual Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Biaguê Cluse Na Ntam, frisando que,   vai um dia se despedir do  exército .

Por sua vez, as Forças de Para-Comando  garantem que não vão morrer mais por nada, acrescentando que vão se abraçar uns aos outros no chão de Cabral   e dizem que não haverá mais guerra na Guiné-Bissau.

Pediram ao povo para não sentir medo porque estão com eles e que ninguém refugiará por motivos de sublevação militar.

“Hoje vamos mostrar ao mundo que os militares guineenses são valentes e  têm orgulho de serem guineenses de coração. Estamos, moralmente, muito bem e fortes”, disse.

As Forças da Guarda Nacional declararam em cartazes que não vão aceitar mais sobressaltos no país e que estão dispostos a dar as suas vidas pela Guiné-Bissau debaixo da chuva, sol  e orvalho. Enquanto jovens vamos velar para que haja justiça na nossa terra”, dizem .

As celebrações dos 50 anos de independência e dos 59 anos das Forças Armadas foram marcadas por desfiles civil e militares , na presença de sete chefes de Estado, dois vice-presidentes da República e quatro primeiros-ministros e cujo ato  decorreu na renovada avenida Amílcar Cabral, em Bissau.

Dans la même catégorie