Bissau, 24 Abr 14(ANG) – A Organização das Nações para Agricultura e Alimentação(FAO) realiza, na próxima quinta-feira, um workshop nacional de Consulta Estratégica no âmbito da elaboração de nova programação para a Guiné-Bissau.
A informação consta numa Nota à Imprensa enviada à ANG pela FAO.
O documento refere que o objetivo desta consulta é incluir a visão dos principais atores do país no desenho da teoria de mudança (TDM) do novo Quadro de Programação Por País(CPP), que também deve fluir do UNSDCF 2022 -2026 e ser alinhado com prioridades nacionais.
“O processo de consulta irá apoiar a tradução das prioridades estratégicas da FAO e as opções de desenvolvimento em ações alinhadas com objetivos nacionais da Guiné-Bissau”, refere a Nota.
Prevê-se que a consulta seja realizada em três fases, a saber: primeiro, análise das políticas e documentos normativos mais recentes e relevantes, segundo, encontros bilaterais com parceiros internacionais, e terceiro, discussão multilateral com as partes interessadas para definir os principais resultados das atividades do CPP, com uma subsequente validade.
O CPP contribui diretamente para a Agenda 2030 e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) a nível nacional, pelo que deve estar plenamente integrado no Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2022 / 2026.
O antigo Quadro de Programação, em vigor desde 2018, terminou no ano passado.