MAP Angola: le PIB en légère hausse de 0,9% en 2023 (banque centrale) MAP M. Bourita s’entretient à Banjul avec son homologue mauritanien MAP Action climatique: L’Afrique a besoin de 2 800 milliards de dollars pour mettre en œuvre ses contributions déterminées au niveau national (CEA-ONU) MAP Soudan du Sud: 33 millions de dollars pour financer un projet de résilience climatique dans les paysages agropastoraux MAP Niger : plus de 2.000 cas de méningite dont plus de 120 morts depuis la mi-mars (OMS) MAP Afrique du Sud: un gouvernement de coalition entravera les réformes économiques (Moody’s) MAP Bank of Africa poursuit son modèle de croissance responsable et actualise sa stratégie de durabilité MAP Afrique du Sud: l’ANC convoque Zuma à une audience disciplinaire MAP L’ANRE plaide à Fès en faveur d’un réseau « robuste » d’interconnexion électrique transfrontalier en Afrique MAP Burkina Faso: des dizaines de terroristes « neutralisés » dans le centre-nord

Covid-19: Cabo Verde regista 18º óbito e revê em baixa o número de casos diários


  8 Juillet      56        Santé (15397),

 

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) – Um homem de 59 anos é a 18ª vítima mortal da covid-19 em Cabo Verde, no dia em que o País reviu em baixa o número de casos diários da infecção pelo novo coronavírus para 36.
Segundo o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças de Cabo Verde, Jorge Noel Barreto, o indivíduo, levado pelos familiares, deu entrada na segunda-feira, 06, no Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, já sem vida.
“Tratava-se de uma pessoa que tinha outros problemas de saúde, que, provavelmente, deverão ter condicionado a evolução da sua doença, porque de acordo com informações que nos enviaram, esta pessoa já estaria com sintomas respiratórias, mas não se sabe o motivo pelo qual não procurou o serviço de saúde” explicou.
Conforme informou, logo que o corpo deu entrada no hospital foi tratado como se de um caso de covid-19 se tratasse e, de seguida, foi feito o teste de PCR que confirmou hoje que é um caso positivo.
Ainda na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação do novo coronavírus no país, Jorge Noel Barreto reviu em baixa o número de casos diários de covid-19 para 36, depois de terem feito uma actualização das informações recebidas pelas Delegacias de Saúde.
Isto porque o concelho de Santa Catarina teve apenas oito casos positivos e não nove como foi anunciado no boletim epidemiológica desta terça-feira. Sendo assim, hoje o País registou 36 casos positivos, sendo 12 no concelho da Praia, oito em Santa Catarina, quatro em Santa Cruz e 12 na ilha do Sal.
Em relação ao primeiro caso de covid-19 no concelho de São Lourenço dos Órgãos que foi somente notificado na segunda-feira, 06, tendo em conta que este foi diagnosticado há alguns dias, o médico infectologista reconheceu que houve “falhas de comunicação”, mas que foram tomadas medidas necessárias para dar sequências ao caso.
“Temos que lembrar que estamos em situação de crise e vamos tentar gerir os riscos da melhor forma possível. Às vezes há situações que acabam por nos escapar, não é o desejável, infelizmente, mas por isso pedimos as nossas desculpas e vamos aguardar os resultados da investigação”, assegurou.
Neste momento, há notificação de 13 casos suspeitos, sendo oito em Tarrafal de Santiago, dois em Santa Catarina, dois em São Miguel, e dois em Santa Cruz.
As autoridades de saúde anunciaram ainda que neste momento o País tem 755 casos activos, no dia em que três pessoas tiveram alta, das quais duas na ilha do Sal e uma na Cidade da Praia.
Neste momento estão a cumprir o isolamento domiciliar 150 pessoas, correspondente a 19,8% do total de casos activos.
Em quarentena estão 1785 pessoas e a taxa de letalidade continua em 1,2 por cento (%), enquanto a taxa de recuperados é de 48,4%.
Cabo Verde acumula até agora 1499 casos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais a Cidade da Praia contribuiu com 60%, Sal com 18,2%, Santa Cruz com 09%, Boa Vista com 3,8% e Santa Catarina com 4,6%.
A maior parte dos casos identificados, especificou, são de pessoas que não apresentam sintomas da covid-19, isto é, 71%, enquanto 29% são de pessoas que apresentam alguma sintomatologia.

Dans la même catégorie