MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo


  28 Mars      22        Coopération (2269),

 

Mindelo, 28 Mar (Inforpress) – A ministra da Defesa Nacional considerou hoje, em São Vicente, que o exercício Granite Falco, em curso na ilha, inaugura uma “nova etapa” na “relevante e histórica” cooperação no domínio na Defesa entre o país e os EUA.
Janine Lélis discursava no Centro de Instrução Militar do Morro Branco durante a cerimónia oficial que marca o ponto alto do exercício Granito Falco, no quadro do acordo e parceria entre Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, que decorre desde o dia 18, em São Vicente, um exercício conjunto, na esteira do acordo de parceria firmado a 04 de Fevereiro de 2022.
O exercício busca promover momentos de intercâmbio e troca de conhecimentos, através de treinos simulados, que vêm sendo realizados, em cenários reais de busca e salvamento, mas também de transferências aeromédicas.
Trata-se, segundo a ministra, de um treino de “extrema importância” que vai permitir às Forças Armadas “desenvolver e solidificar” as suas valências para o desempenho das missões que lhes são atribuídas, nomeadamente no âmbito do apoio ao Serviço Nacional da Protecção Civil e Bombeiros e às Autoridades de Saúde nas operações de transferências médicas de doentes.
“É um marco que fica registado num momento muito relevante e de virada para Cabo Verde, em especial para o sector da Defesa Nacional”, congratulou-se Janine Lélis, para quem os Estados Unidos têm sido “um dos parceiros estratégicos” do país, nos “mais diversos” domínios, sendo a cooperação firmada no domínio da Defesa e Segurança. Precisou, “um dos marcos mais visíveis” desta longa amizade entre os dois países.
Na mesma ocasião, o embaixador dos Estados Unidos, Jeff Daigle, referiu-se à já “longa história” de trabalho em conjunto que remonta gerações entre os dois Estados, baseada nos valores e entendimentos compartilhados.
“É uma honra estar aqui para compartilhar e colaborar com as vossas Forças Armadas, e, mais importante, numa parceria baseada na amizade”, pontuou o diplomata norte-americano.
Por seu lado, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante António Duarte Monteiro, lembrou que nestes dois anos de parceria com a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire já foram realizadas 32 acções de intercâmbios entre militares cabo-verdianos e daquele Estado norte-americano, nos dois países.
Particularmente sobre o exercício, que decorre até o dia 09 de Abril, a mesma fonte indicou que, para além de militares, nele participam observadores oriundos de diversas instituições parceiras como hospital, delegacia de Saúde, bombeiros e Cruz Vermelha, entre outras.
Por isso, destacou a “grande importância” do exercício, que decorre “em bom ritmo”, já que serve para mostrar o que é estabelecido no Estado de New Hampshire em matéria de busca e salvamento, e transferências médicas e replicar no país “aquilo que for aplicável”.
Por outro lado, contra-almirante Duarte Monteiro destacou a pertinência do exercício, no momento em que à Esquadrilha Aérea da Guarda Costeira será afectado “a breve trecho” um avião que, de entre outras missões atribuídas, vai cumprir missões de busca e salvamento e transferências médicas.
O exercício Granito Falco, com epicentro na ilha de São Vicente, envolve militares cabo-verdianos e da Guarda do Estado de New Hampshire, decorre até o dia 09 de Abril, um exercício conjunto na esteira do acordo de parceria firmado a 04 de Fevereiro de 2022.

Dans la même catégorie