MAP Délestages au Gabon: Arrivée prochaine d’un bateau usine pour soulager le Grand Libreville MAP Réunion ministérielle préparatoire au Sommet africain sur les engrais à Nairobi: le Maroc engagé à partager son expérience conformément aux Hautes Orientations de SM le Roi (M. Sadiki) AIB SNC Bobo 2024 : Deux cas de VIH/SIDA dépisté pendant de la biennale AIB 21e édition de la SNC : Le Fond de développement culturel et touristique offre 3 prix spéciaux AIB Certification de l’aéroport de Bobo : L’aérodrome prêt à recevoir toutes les compagnies aériennes AIB SNC 2024 : Bwaba et Peulhs célèbrent la fraternité et la Culture MAP L’Afrique a besoin d’un accès renforcé aux financements pour relever les défis du changement climatique (Amina Mohamed) MAP Afrique du Sud: La Cour constitutionnelle juge prescrite l’action en dommages exercée par des agriculteurs zimbabwéens MAP Togo: le parti au pouvoir remporte largement les élections régionales MAP Afrique du Sud/campagne électorale : Le calme qui précède la tempête

Delegada do ICCA apela ao engajamento de todos na promoção e garantia dos direitos das crianças


  2 Juin      64        Société (45236),

 

Delegada do ICCA apela ao engajamento de todos na promoção e garantia dos direitos das crianças
Cidade da Praia, 02 Jun (Inforpress) – A delegada do ICCA – Santiago Sul afirmou nesta quarta-feira, que o Dia Internacional da Criança insta a uma profunda reflexão sobre os seus direitos e deveres e apelou ao engajamento na garantia e salvaguarda dos direitos das mesmas.
A delegada do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Justina Pina, lançou este apelo em declarações à Inforpress, à margem das actividades lúdicas e de lazer com crianças e adolescentes das diferentes estruturas do ICCA da Cidade da Praia e de outras localidades, promovidas para comemorar o Dia Internacional da Criança, que se celebra a 01 de Junho.
“O dia 01 de Junho é um dia de reflexão, devemos reflectir muito sobre os direitos das crianças, mas também temos de falar sobre os seus deveres. Mas a questão da violação dos direitos das crianças nos apela hoje a esta reflexão e devemos levar esta reflexão para todos os cantos do nosso país para abordarmos os direitos das crianças, responsabilidade parental e responsabilidade das comunidades e da sociedade civil”, afirmou.
De acordo com esta responsável, a efeméride deve servir como mais um dia feliz e com momentos alegres de paz e felizes proporcionados às crianças, que, lembrou, serão homens e mulheres de amanhã e futuros governantes do país.
Justina Pina destacou ainda a importância de se promover debates que colocam os direitos das crianças no centro, e aposta na promoção do crescimento e desenvolvimento das crianças, referindo que o principal investimento no ser humano começa à nascença e com a responsabilidade parental a nível da educação e saúde.
“Nós temos de dar o impulso para que a criança comece desde cedo a saber ser e a saber estar, para que possamos ter homens e mulheres capazes de assumirem no futuro esta responsabilidade que é ser mãe e pai”, realçou.
Justina Pina apelou, neste sentido, a um forte engajamento de todos os intervenientes da sociedade civil para que os direitos das crianças sejam garantidos e salvaguardados, exortando os pais a amar e a cuidar dos seus filhos e ao Governo a continuar a trabalhar cada vez mais para que as crianças sejam protegidas, sobretudo em situações de maior risco e de vulnerabilidade.
Informou, por outro lado, que durante todo o mês de Junho serão realizadas várias actividades comemorativas ao Dia Internacional da Criança com foco na promoção e fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente.
A Delegação do ICCA na região de Santiago Sul com sede no bairro de Tira Chapéu, na cidade da Praia, é composta por três centros, sendo um de emergência infantil, que funciona 24 horas por dia e acolhe crianças e adolescentes em situação de risco, nomeadamente, maus tratos, negligência familiar e não assunção parental.
O segundo centro fica no bairro de Lém Cachorro e é um Centro Dia que atende crianças e adolescentes a partir dos 6 anos aos 18 anos. Já o terceiro é denominado Centro Nós Casa que fica no Platô e é um centro que trabalha com crianças e adolescentes na abordagem e acompanhamento das mesmas em situação de rua.

Dans la même catégorie