MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Fogo: Comando da Polícia regista acréscimo no número de acidentes e de vítimas mortais no 1º semestre de 2021


  9 Juillet      41        Société (45146),

 

São Filipe, 09 Jul (Inforpress) – O Comando Regional da Polícia Nacional (PN) registou um acréscimo no número de acidentes considerados graves e de vítimas mortais no primeiro semestre de 2021, relativamente ao período homólogo de 2020.
Na sequência do último acidente ocorrido no passado dia 04 na localidade de Vicente Dias (São Filipe) e com uma vítima mortal, o comandante regional da PN, comissário Hermínio da Veiga, disse que a instituição tem estado a acompanhar a situação, que “não é normal” tendo em conta anos anteriores.
Segundo o mesmo, nunca a ilha tinha registo de número de acidentes graves com um total de 79 acidentes, sendo 53 no município de São Filipe, 14 nos Mosteiros e 12 em Santa Catarina do Fogo, contra os 58 registados no mesmo período de 2020.
No primeiro semestre de 2021 São Filipe registou mais oito acidentes, Santa Catarina dez e Mosteiros três.
Dos acidentes registaram 58 feridos, mais 33 que no período homólogo de 2020, e nove vítimas mortais, mais oito que no igual período de 2020.
Nos dados estatísticos da PN não constam o de um indivíduo que veio a falecer dias depois de ter sido encaminhado para o Hospital Central da Praia, na sequência de um acidente de viação ocorrido nas proximidades de Cabeça do Monte (São Filipe).
O “elevado número” de mortos deve-se ao acidente de 18 de Março na localidade de Achada Furna, com seis óbitos e sete feridos.
Os restantes óbitos resultaram dos acidentes de Cova Figueira (Santa Catarina), Ponta Verde e Vicente Dias (São Filipe).
De entre as possíveis causas, o comandante regional apontou a “negligência de condutores”, nomeadamente as atitudes e comportamentos, passando por “manobras perigosas, consumo de álcool e imprudência”.
A polícia, segundo o comandante regional, irá continuar a fiscalizar, mas também a sensibilizar os condutores, podendo ser “mais dura” na aplicação de coima, dentro de quadro legal, sublinhando que continua a apelar aos condutores para respeitarem as regras.
Hermínio da Veiga disse ainda que existem situações de animais nas vias e que provocam acidentes, observando que inclusive uma viatura policial sofreu acidente devido a animais nas vias.
Quanto à vítima do acidente de viação cuja família considera que a mesma perdeu a vida por agressão a pedrada, Herminio da Veiga disse que a polícia foi accionada para acidente e que não encontrou no local e nem no hospital o condutor que só veio apresentar-se na esquadra passado mais de 12 horas após o acidente.
Este disse que o dossiê foi remetido às autoridades competentes e os envolvidos vão ser solicitados para prestar declarações.
Neste momento, o Comando Regional tem em marcha, desde do dia 01, o plano de Verão que terminará no final de Agosto e visa combater o crime e a incivilidade, a ordem pública e segurança rodoviária e marítima e combate a covid 19.
Em relação a um “possível aumento” de casos de roubo/furto, o comandante indicou que a questão foi estabilizada com implementação de um plano adequado, mas sublinhou que a tendência criminal é neste momento decrescente, mas quando se regista algum crime que gera algum alarme social a tendência é ter esta perspectiva de que está a aumentar.
Com a intervenção policial na investigação, alguns casos foram resolvidos e recuperados os produtos de roubos, mas outros estão sob alçada do Ministério Público.
Hermínio da Veiga apontou que, nos últimos seis meses, 14 indivíduos foram encaminhados para a Cadeia Regional, sendo três do município de São Filipe, quatro dos Mosteiros dos quais três por tráfico de drogas, e sete da Brava por consumo e tráfico de drogas.
A PN procedeu ainda no primeiro semestre a apreensão de drogas no porto de Vale dos Cavaleiros, de armas de fogo e brancas e de aguardente de qualidade duvidosa (995 litros), além de fiscalização juntamente com autoridades sanitárias e económicas.

Dans la même catégorie