APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT-ECONOMIE / Code des marchés publics : des gestionnaires du ministère de l’Environnement formés sur les nouvelles dispositions MAP L’exposition « Bamako Dreams 30 », une riche mosaïque de la créativité contemporaine africaine APS SENEGAL-MIGRATION-DIVERS / Saint-Louis : une pirogue transportant 67 candidats à l’émigration irrégulière interpellée (Marine nationale) MAP Le financement climatique ne doit pas aggraver la dette des pays africains (rencontre) APS SENEGAL-SANTE-FINANCES / Plaidoyer pour une augmentation du budget du ministère de la Santé et de l’Action sociale (ministre) APS SENEGAL-SANTE-EVALUATION / La rétention des données sanitaires et sociales affecte la mobilisation efficiente des financements (officiel) APS SENEGAL- SOCIETE / Le Médiateur de la République prône une meilleure règlementation du foncier APS SENEGAL-DIVERS / Kolda : la police neutralise une bande cambrioleurs Inforpress Comércio Externo: Exportações e importações aumentaram no primeiro trimestre de 2024 Inforpress Câmara da Praia promete apresentar “brevemente” factos sobre construção do complexo pastoral de Terra Branca

Fogo: Jornal da Cadeia é uma ferramenta para fomentar nos jovens a capacidade de ler e aprender – Carla Cossu


  19 Juillet      50        Culture (1515),

 

São Filipe, 19 Jul (Inforpress) – O Jornal da Cadeia Civil do Fogo, em formato digital, cujo primeiro número foi ‘socializado’ hoje, é uma ferramenta para fomentar nos jovens privados da liberdade a curiosidade e a capacidade de ler e aprender.
O lançamento do primeiro número aconteceu em São Filipe, durante os trabalhos da segunda mesa de reinserção social, promovida pelo Projecto Pessoas, cofinanciado pela União Europeia e implementado pela organização não-governamental (ONG) italiana Cospe.
A responsável da Cospe, Carla Cossu, admitiu que além de fomentar os jovens, privados da liberdade, a curiosidade e a capacidade de ler e aprender, o jornal visa criar laços com a sociedade externa ao estabelecimento prisional, que segunda a mesma “é um dos autores mais responsáveis para a reinserção social dos reclusos”.
“É a realização de um grande sonho que tínhamos há muitos anos”, destacou Carla Cossu, salientando que o jornal, em forma digital e que será publicado na página do projecto e distribuído às instituições parceiras e interessados através de email, contem várias matérias de interesse para os reclusos e para a reinserção social.
O primeiro número do Jornal da Cadeia do Fogo tem 40 páginas e traz como tema central a temática “amizade” que, segundo Carla Cossu, é tratado de diferentes formas, desde a definição de amizade, passando por “amizade toxica”, a importância de amizade, os falsos amigos que é onde as pessoas encontram os problemas, tudo isso numa perspectiva dos jovens privados da liberdade possam reflectir e pensar se realmente algumas das pessoas são realmente amiga e quando sair da prisão estarão disponíveis para ajudar.
A abordagem desta temática contou com a participação dos jovens em situação de reclusão que escreveram poesias, textos musicais e outros.
Uma outra temática abordada neste primeiro número, mas que será abordada em todos os números futuros, está relacionada com o direito, sendo que nesta edição a escolha recaiu sobre “o direito à cultura” com destaque para os direitos à cultura que os reclusos têm, num texto da autoria da responsável da Cospe.
O jornal traz uma página dedicada à saúde onde foi abordada a questão da nutrição, que no dizer da responsável da Cospe, é importante, mas também traz uma página destinada a gastronomia.
O jornal, no dizer de Carla Cossu tem uma parte interessante para as dedicatórias dos reclusos aos familiares, mulheres/namoradas e algumas um capítulo de entrevistas sobre a liberdades com os reclusos, ex-reclusos, estudantes do liceu que ajudaram a fazer o trabalho.
O primeiro número do Jornal da Cadeia Regional Fogo-Brava pode ser consultado através do link https://online.fliphtml5.com/pnxdz/kevp/.
Além do jornal e no quadro da reinserção social dos reclusos a ONG Cospe tem previsto outras actividades, sendo uma delas a realização de um curso de fotografia ao qual seguirá uma exposição que viajará pelas ilhas de Cabo Verde.
Carla Cossu disse que outros projectos serão fomentados e que os reclusos já têm umas ideias que serão apresentadas à direcção da cadeia regional, envolvendo Laço Branco, que deverá estabelecer um núcleo à semelhança das experiências desenvolvidas em outras cadeias.
Na segunda mesa de reinserção social foi apresentada a campanha contra a criminalidade dos jovens e através de um vídeo elaborado com a participação dos estudantes do liceu Teixeira de Sousa, mostrar a importância da amizade e exortar os jovens para enveredar por outro caminho.
O Projecto Pessoas é financiado pela União Europeia e Fundo Canadiense para Iniciativas Locais (CFI) e implementado pela organização não-governamental COSPE (Cooperação para o desenvolvimento dos países emergentes) e pela Associação de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (AAVVD) em parceria com o Laço Branco, Comissões Regionais de Parceiros do Fogo e da Brava.
O Projecto Pessoas trabalha no reforço da sociedade civil como agente de mudança, fortalecendo os espaços de participação, fomentando a igualdade e equidade de gênero e promovendo a inclusão social.

Dans la même catégorie