MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Ministério da Justiça apresenta alterações dos projectos de lei dos Códigos Penal e de Processo Penal


  25 Février      27        Justice (1672),

 

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O Ministério da Justiça e Trabalho, promove nos dias 02 e 03 de Março, na cidade da Praia, uma conferência para proceder à apresentação dos projectos de lei de revisão dos Códigos Penal e de Processo Penal.
Segundo uma fonte do Ministério da Justiça, o objectivo da referida conferência visa recolher subsídios sobre a alteração dos referidos projectos e submeter os mesmos à consulta pública.
O evento de carácter nacional é destinado a técnicos do Ministério Público, Conselhos Superiores da Magistratura Judicial, Polícia Nacional, Polícia Judiciária e de outras instituições da sociedade civil.
Conforme ainda avança a mesma fonte, a conferência sobre os projectos de alteração dos Códigos Penal e de Processo Pena será realizada pela Direcção Geral da Política de Justiça, em parceira com os Conselhos Superiores da Magistratura Judicial e do Ministério Público.
De acordo com o documento disponibilizado no site do Ministério Público sobre a justificativa tendo em conta a evolução da sociedade cabo-verdiana, a experiência de aplicação do actual Código de Processo Penal e a experiência comparada revelam que, actualmente, as leis, por mais consolidadas que sejam, não tendem a permanecer imutáveis durante largos anos.
Deste modo, a presente revisão constitui o resultado de um olhar atento sobre esta evolução e mutação sociais que vêm ocorrendo e visa melhorar o equilíbrio que deve existir entre o estatuto do arguido e o exercício do ‘jus puniendi’.
Cabo-Verde também, como se frisou, cresceu, evoluiu e vem mudando rapidamente os seus valores e comportamentos sociais, o que requer uma adaptação permanente e sem complexos das suas instituições e das suas leis.
Foi nesse sentido, lê-se no documento, que foram alteradas várias disposições do actual Código de Processo Penal, acrescentando que se perspectiva que a revisão introduzida irá contribuir significativamente para prosseguir as finalidades de um Direito Processual Penal cada vez mais “moderno” e “eficaz”, adaptado à realidade do País e em defesa da celeridade e eficácia da justiça criminal.
“As leis são instrumentos normativos que encontram o seu fundamento e finalidade no homem, em particular, e na comunidade em que se encontra inserido. Por isso, elas devem estar permanentemente aptas a servir, de forma mais eficaz possível, o homem e a sua comunidade, protegendo e promovendo os valores subjacentes e comummente aceites por todos”, lê-se na nota.

Dans la même catégorie