MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre) MAP La Namibie découvre un gisement pétrolier de plus 10 milliards de barils MAP Burkina Faso : une soixantaine de terroristes neutralisés par l’armée dans l’est du pays APS SENEGAL-UNIVERSITE-PARTENARIAT / Signature d’une convention entre l’UCAD et le complexe Ahmadoul Khadim de Touba APS SENEGAL-ADMINISTRATION-FORMATION / Lutte contre les crimes financiers : l’ONRAC et le CFJ mutualisent leurs actions ANP Niamey :La Fifa inspecte les installations du centre technique de la Fenifoot ANP Rabat : Création du Réseau des Journalistes Fact-Checkers des Agences de Presse Africaines (RJF-FAAPA)

Morte de Bispo Pedro Zilli/Direcção de MADEM – G15 apresenta pesar à Diocese de Bissau


  13 Avril      49        Société (45129),

 

Bissau, 13 Abr 21 (ANG) – A Direcção do Movimento para Alternância Democrática Madem G-15 apresentou esta terça-feira o seu pesar à Diocese de Bissau pela morte do bispo de Bafatá, Don Carlos Pedro Zilli ocorrida no passado dia 31 de Março.

Por outro lado, a mesma formação política ofereceu dois milhões e meio de francos CFA à Sê Catedral de Bissau, para a pintura da igreja.

Na ocasião, Braima Camará, coordenador de Madem G-15 disse que o momento é para exprimir seus sentimentos de dòr e apresentar suas condolências pela perda do bispo Pedro Zilli.

ʺNão podíamos deixar este momento passar sem virmos pessoalmente na presença do bispo Lampra Cá, para manifestar o nosso sentimento de dor pela perda deste grande homem, um homem humano, solidário, homem de Deus que pregava suas palavras de compreensão, tolerância entre filhos de Guiné-Bissau”, disse.

O líder do Madem G-15 pediu a Deus que a alma do malogrado descanse em paz e que todas as palavras de conselho que deixou sirvam de orientação e guia dos passos dos guineenses no futuro.

Braima Camará disse que, pela primeira vez, teve o privilégio de estar de frente à um bispo, neste caso o Don José Lampra Cá, de quem acolhe sempre as palavras de ensinamento, acrescentando que vai sair com a convicção reforçada de que enquanto pessoa, a única coisa que pode lhe servir é a tolerância e cultura de paz.

ʺRelativamente a gesto que fizemos, é muito normal porque hoje, a Catedral de Bissau é um património nacional de todos os filhos da Guiné-Bissau independentemente de ser muçulmano, cristão católico ou evangélico. É um património histórico que tem a ver com a nossa identidade e dignidade”, salientou.

O político disse que deram uma contribuição simbólica, enquanto filhos da Guiné-Bissau, acrescentando que, não podiam ficar insensíveis a nota circular que viram nos meios de comunicação social na qual se pede à fiéis e amigos para darem suas contribuições para a reabilitação da Catedral de Bissau.

Por sua vez, o Bispo administrador da Diocese de Bissau, Don José Lampra Cá agradeceu o gesto e disse que são todos da mesma família uma vez que no contexto africano não há divisão de religião, porque são todos irmãos, e que deixaram seus trabalhos para trazer seus sentimentos de pesar para com a igreja católica.

Lampra Cá agradeceu a direcção do Madem G 15, frisando que estão dispostos a solidarizar-se com os políticos de país porque querem que a Guiné-Bissau seja um paraíso, porque não faltam recursos, quer em termos minerais quer em termos humanos.

Disse que, o que falta é os guineenses porem
as cabeças no lugar e andar de mãos dadas para fixar objectivos do país e deixar de fazer mal uns aos outros e que cada um faça a sua parte.

Dans la même catégorie