APS SENEGAL-AFRIQUE-DEVELOPPEMENT / L’UA tire le bilan de la première décennie d’exécution de son Agenda 2063 APS SÉNÉGAL/SPORTS/LUTTE / Drapeau du Chef de l’État : une 24ème édition sous le signe de la culture MAP Tanger: Ouverture du Congrès des 70 femmes d’expertise d’Afrique MAP Air Côte d’Ivoire inaugure mardi prochain sa liaison directe entre Casablanca et Abidjan APS SENEGAL-COTEDIVOIRE-COOPERATION / Abidjan et Dakar en ”convergence totale” de vues, assure Alassane Ouattara APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Bassirou Diomaye Faye évoque le rôle moteur du Sénégal et de la Côte d’Ivoire dans l’intégration régionale APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT-ECONOMIE / Code des marchés publics : des gestionnaires du ministère de l’Environnement formés sur les nouvelles dispositions MAP L’exposition « Bamako Dreams 30 », une riche mosaïque de la créativité contemporaine africaine APS SENEGAL-MIGRATION-DIVERS / Saint-Louis : une pirogue transportant 67 candidats à l’émigration irrégulière interpellée (Marine nationale) MAP Le financement climatique ne doit pas aggraver la dette des pays africains (rencontre)

Pescas/Ministro Viegas diz que a campanha desenvolvida com a União Europeia produziu resultados satisfatórios


  24 Janvier      23        pêche (201),

 

Bissau, 24 Jan 23 (ANG) – O Ministro das Pescas (MP), disse hoje que campanha para a melhoria da seletividade das redes de arrasto, desenvolvida com a União Europeia, produziu resultados satisfatórios quanto a gestão dos recursos haliêuticos para 2023.

Orlando Mendes Viegas falava no encerramento da reunião de apresentação do relatório da campanha desenvolvida no sector das pescas entre a Guiné-Bissau e a União Europeia (EU), e diz que permitiu estimar a biomassa das principais espécies de maior valor comercial.

“Convém salientar que o resultado da referida campanha permitiu a administração das pescas, elaboração e estabelecimento de um plano de gestão dos recursos haliêuticos para o presente ano”, disse Viegas.

O plano referido por Orlando Viegas contempla as medidas de gestão, de conservação e proteção dos recursos pesqueiros, nomeadamente o esforço de pesca a empreender, a percentagem da pesca assessória , dimensão das malhas, o tamanho mínimo das espécies a capturar, desembarcar e comercializar.

Segundo o Ministro das Pescas, cientistas espanhóis estão a trabalhar no reforço da capacidade dos técnicos nacionais de Centro de Investigação Pesquisa Aplicada (CIPA), transferindo-lhes experiências no domínio da biologia marinha e oceanografia.

Intervindo no ato, o Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau Artis Bertulis destacou que os dados científicos fiáveis e completos são de uma importância fundamental para a gestão sustentável dos recursos haliêuticos da Guiné-Bissau e da região.

“A União Europeia trabalha ao lado da Guiné-Bissau há 46 anos e o nosso acordo de parceria no domínio da pescas celebrou 15 anos no ano passado. A União Europeia (UE) tem uma acção muito concreta e activa no apoio ao desenvolvimento da investigação científica na área dos recursos haliêuticos da Guiné-Bissau”, disse Artis Bertulis.

Para o Embaixador Espanhol acreditado na Guiné-Bissau, Antonio González Zavala, o que é bom para a Guiné-Bissau também é bom para a Espanha.

O diplomata espanhol diz que os dois países têm muitas áreas económicas de interesse comum, e diz que terão ainda mais no futuro.

Antonio González Zavala acrescentou que os dois países são principais utilizadores do acordo bilateral da União Europeia (UE) com a Guiné-Bissau, e que, por esta razão, são os primeiros a estar interessados em assegurar que a gestão dos recursos pesqueiros seja transparentes.
O Estado da Guiné-Bissau através do Ministério das Pescas e a União Europeia (UE), efetuaram uma campanha de avaliação dos Stocks demersais realizada entre os dias 18 de Novembro e 02 de Dezembro de 2022, no âmbito dos fundos de apoio setorial do acordo de pesca Guiné-Bissau/União Europeia (UE).ANG/LLA//SG

Dans la même catégorie