MAP L’exposition « Bamako Dreams 30 », une riche mosaïque de la créativité contemporaine africaine APS SENEGAL-MIGRATION-DIVERS / Saint-Louis : une pirogue transportant 67 candidats à l’émigration irrégulière interpellée (Marine nationale) MAP Le financement climatique ne doit pas aggraver la dette des pays africains (rencontre) APS SENEGAL-SANTE-FINANCES / Plaidoyer pour une augmentation du budget du ministère de la Santé et de l’Action sociale (ministre) APS SENEGAL-SANTE-EVALUATION / La rétention des données sanitaires et sociales affecte la mobilisation efficiente des financements (officiel) APS SENEGAL- SOCIETE / Le Médiateur de la République prône une meilleure règlementation du foncier APS SENEGAL-DIVERS / Kolda : la police neutralise une bande cambrioleurs Inforpress Comércio Externo: Exportações e importações aumentaram no primeiro trimestre de 2024 Inforpress Câmara da Praia promete apresentar “brevemente” factos sobre construção do complexo pastoral de Terra Branca Inforpress Cabo Verde almeja uma relação mais profícua e intensa com Açores – CCS

Presidente da CEDEAO considera “fundamental” ligação marítima de Cabo Verde com demais países da comunidade


  28 Avril      68        COOpération (783),

 

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O presidente da Comissão da CEDEAO, Jean–Claude Kassi Brou, classificou hoje de “fundamental” a ligação marítima de Cabo Verde com os demais países da comunidade, como forma de garantir a “real integração regional” do arquipélago.
Jean–Claude Kassi Brou, que falava aos jornalistas após um encontro de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, no quadro da visita que realiza à Cabo Verde, recordou que há um projecto, com estudos já realizados, visando a sua operacionalização.
“É uma questão extremamente importante e essencial, tendo em contas as especificidades de Cabo Verde. É o único país da nossa comunidade que é um arquipélago e é esta é a razão para que a troca comercial se situe nos 2%. E é esta razão pela existe esse projecto de ligação marítima, que é um projecto decidido e que os estudos já estão iniciados”, declarou.
“Esta é uma forma de Cabo Verde beneficiar das trocas comerciais com outros países”, reforçou.
O presidente da Comissão CEDEAO frisou que Cabo Verde importa da Europa e do Brasil, pelo que considera que é preciso criar as condições para que o País possa também importar dos países que estão mais próximos.
“Actualmente, o comércio entre Cabo Verde e outros países da comunidade é de apenas de 2%, dentro uma média regional de 12 a 15%”, realçou, indicando que outros países poderão beneficiar do mercado cabo-verdiano, já que Cabo Verde é “um potencial importante” em diversos domínios.
Jean–Claude Kassi Brou realçou o engajamento “muito forte” das autoridades cabo-verdianas em reforçar a cooperação no seio da CEDEAO, sublinhando que o País tem estado presente “em praticamente todas as reuniões da comunidade”.
Por outro lado, prometeu o engajamento da Comissão da CEDEAO em trabalhar junto com as autoridades cabo-verdianas para que, através de um trabalho articulado, o País possa ultrapassar os desafios e garantir a sua “plena integração regional”.
Da parte de Cabo Verde, o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, reforçou o engajamento do País, realçando sobretudo o interesse de Cabo Verde na implementação da Tarifa Externa Comum (TEC), já que, conforme salientou, vai permitir a ainda a integração do País na zona de comércio livre continental.
Por outro lado, o governante garantiu que Cabo Verde está a fazer um “esforço imenso”, apesar das crises, para pagar as taxas comunitárias em dívidas e melhorar a imagem e a situação dentro da comunidade.
“Eu já dei essa garantia ao presidente da Comissão. Temos um roteiro preciso para resolver essa questão das taxas comunitárias. É fundamental. Sem a resolução dessa questão não conseguimos pretender uma integração plena na CEDEAO. É uma questão de honra e vamos fazer de tudo para resolve-la”, concretizou Figueiredo Soares.
Ainda no quadro da sua visita à Cabo Verde o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foi recebido em visita de cortesia pelo Presidente da República, José Maria Neves, e visitou a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), onde manteve uma conversa aberta com os docentes e estudantes do mestrado em integração regional.

Dans la même catégorie