Bissau 09 Mai 24 (ANG) – O Diretor de Serviços de Transportes e Planeamento da Direção-geral da Viação e Transportes Terrestres disse hoje que a utilização de Taxi-Motos de três rodas nos transportes urbanos e inter-bairros vai ajudar na mobilidade dos cidadãos nos seus afazeres do dia-à- dia.
Luís dos Santos vulgo Itchi, proferiu estas afirmações numa entrevista exclusiva a Agência de Notícias da Guiné(ANG), em que explicou que um cidadão nacional pediu o requerimento junto a sua instituição no sentido de introduzir este meio de transporte no mercado nacional.
Acrescentou que depois de exames ao veículo em causa, os técnicos concluíram que tinham capacidade para tal trabalho.
“A primeira proposta dos proprietários era para nove lugares o que recusamos, uma vez que tinha capacidade para cinco pessoas incluindo o condutor. Por isso mandamos introduzir o protector no lado esquerdo para evitar acidentes dando mais segurança na via pública”, disse.
Santos salientou que estes taxi-motos não podem circular na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria até ao Porto de Pindjiguiti.
“Ou seja deste a rotunda de Guimetal, passando por Palácio da Republica até o Porto, porque receberam Licença Provisória e os preços variam entre 250 à 500 francos CFA no máximo”, disse Itchi.
Taxi-motos operam há dois meses e em circulação estão atualmente 15 veículos .