MAP Coupe de la CAF (finale aller) : la RSB aspire à signer une belle prestation face au Zamalek (Mouine Chaabani) AIP Un financement de près de 500 milliards de FCFA de la Banque mondiale pour promouvoir le développement de la petite enfance AIP 19ème session du FNUF à New-York : Laurent Tchagba tisse des partenariats solides pour la restauration du couvert forestier ivoirien AIP Le Sénat adopte la réforme du processus d’extradition en Côte d’Ivoire AIP La conférence internationale de la Cour de justice de la CEDEAO s’ouvre lundi à Freetown AIP L’assemblée générale élective de l’UVICOCI reportée en juillet (Bureau exécutif) ACI Congo/Mode: Brazzaville abritera la 3e édition de la Semaine de la mode ACI Congo/Cinéma: Monie Lek annonce la tenue en juillet prochain du festival international du cinéma ACI Congo/Gouvernement: Apport technique du Pnud dans l’opérationnalisation de la réforme de l’Etat APS SENEGAL-LUTTE / Mbour : top départ de la 24e édition du Drapeau du chef de l’Etat

Tribunal de Contas ambiciona dispensa total das remessas justificativas diminuindo mais de 80% das despesas


  10 Avril      26        Société (45271),

 

Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) – O presidente do Tribunal de Contas, João da Cruz Silva, disse sexta-feira que a instituição tem como próximo desafio e ambição dispensar totalmente as remessas justificativas que irão diminuir as despesas em mais de 80%.

João da Cruz Silva falava na abertura de um ‘webinar’ realizado pelo Tribunal de Contas, com vista a preparação prévia para a submissão electrónica das contas de gerência de todas as entidades sujeitas à sua jurisdição, através do Sistema Integrado do Tribunal de Contas (SITC).

Segundo o presidente do TC, uma vez que se está a aproximar do termo final da prestação de contas e gerência foi decidido fazer, uma vez mais, esta sessão de esclarecimento e capacitação com as demais entidades jurisdicionadas que são obrigadas a prestar contas electronicamente.

O SITC conforme explicou este responsável, tem duas fases, sendo a primeira a desmaterialização da fiscalização prévia e de prestação de contas já concluída.

A segunda fase e curso, elucidou João da Cruz Silva, abrange a tramitação dos processos do parecer da conta geral do Estado, os processos de recursos, os processos de responsabilidades financeiras e a ‘business intelligence’.

De acordo com o mesmo, este sistema traz inúmeras vantagens, tendo destacado a celeridade na remessa de processos, a segurança e redução de custos nos transportes de processos, a facilidade na gestão bem como a produção de dados estatísticos.

Contudo, revelou que o desafio e ambição do TC reside na “dispensa total” das remessas justificativas que irá fazer com que as despesas diminuem em mais de 80%, a qual depende da criação por parte do Governo e condições para o efeito com a gestão de finanças públicas totalmente desmaterializada.

João Silva afirmou, neste sentido, que para conseguir este desiderato, o próximo Governo que sairá das eleições do dia 18 de Abril tem que avançar com o projecto denominado SIMPLE para as autarquias locais, que já tinha sido iniciado em substituição do programa SIM (Sistema de Informação Municipal).

Disse ainda que caberá à próxima governação criar as condições às instituições que não fazem gestão financeira no SIGOV que é o caso dos municípios, das embaixadas, das empresas públicas e das entidades reguladoras.

O Sistema Integrado do Tribunal de Contas (SITC) foi criado pela resolução de nº2/2020, de 06 de Outubro a qual está publicada no Boletim Oficial.

O lançamento deste sistema ocorreu em Dezembro do ano passado e entrou em vigor em Janeiro deste ano.

Dans la même catégorie