MAP Morocco’s International Agriculture Exhibition Strengthens African Cooperation GNA US investors table market concerns before Ghana’s Trade Minister MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto

Acesso à comunicação continua sendo uma das principais reivindicações da ADVIC


  15 Octobre      22        Politics (18679),

   

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O presidente da Associação de Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADVIC), Marciano Monteiro, disse hoje que o acesso à comunicação continua sendo uma das principais reivindicações, apontando também outros direitos que não são respeitados no País.
Marciano Monteiro fez esta observação à imprensa, à margem da mesa redonda promovida pela ADVIC, para assinalar o Dia Internacional da Bengala Branca, que se celebra a 15 de Outubro.
Na ocasião, explicou que no caso da deficiência visual, não há total acesso a comunicação, que a título de exemplo indicou que nos jornais televisivos, quando passam notícias em rodapé, as pessoas com essa deficiência já ficam à margem.
Por outro lado, assinalou, a inclusão para as pessoas com deficiência é um processo lento e complexo, mas os sucessivos governos têm sempre vontade de trabalhar para pessoas que estão à margem.
“Entretanto, exige algum sacrifício e custo, sobretudo na adaptação de imóveis que, infelizmente, não estão concebidos para uso das pessoas com deficiência”, atestou, apelando a uma fiscalização rigorosa neste sentido, para o cumprimento das normas que não são cumpridas.
Sobre a mesa redonda com vista a assinalar o Dia Internacional da Bengala Branca, Marciano Monteiro informou que o objectivo é trabalhar numa parceria com a União Africana de Cegos, com o intuito de sensibilizar o Governo a ratificar o Protocolo Africano das Pessoas com Deficiência.
“Nós ainda estamos na preparação para esta advocacia, mas acreditamos que com a assinatura deste protocolo poderemos ter ganhos imensos e benéficos, uma vez que trás instrumentos de protecção dos direitos das pessoas com deficiência”, sublinhou.
O Dia Internacional da Bengala Branca tem por objectivo reconhecer a independência das pessoas com deficiência visual e sua plena participação na sociedade.
O símbolo da bengala branca representa a independência, liberdade e confiança das pessoas cegas, sendo que a data foi instituída pela Federação Internacional de Cegos, em 1970.

Dans la même catégorie