GNA ‘Only 300 businesses in Ghana meet criteria to participate in AfCFTA’ GNA SML’s electrononic systems will boost revenue assurance – Policy Analyst  GNA EU Ambassador pledges commitment to upgrade juvenile boxing in Ghana  GNA Medikal’s London concert could be a turning point for Ghana music globally – Akwaaba UK CEO GNA Stonebwoy’s ‘Livingstone Foundation’ shows kind gesture to talented autistic boy MAP Confederation of African Football Confirms RS Berkane’s Qualification for CAF Cup Final GNA Seventy percent of SMEs productivity lost to power crises in C/R GNA Ghana secures official recognition as member of Hand-to-Hand Fighting Sport GNA 2nd Edition of May Corporate Walk fixed Wednesday May 1 GNA Support Keta-Anlo area with sports complex – Bawumia urged

Associação de Turismo de Santiago defende novos instrumentos de qualificação de turismo


  9 Février      4       

   

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – O presidente da Associação de Turismo de Santiago (ATS), Eugénio Inocêncio, defendeu hoje a adopção de novos instrumentos de qualificação do turismo, que permitam maior inclusão e abertura de novos mercados para Cabo Verde.

Eugénio Inocêncio, que fez estas considerações à Inforpress, perspectivando o processo da retoma turística em 2022, apontou que a recuperação das actividades do sector impõe que esses novos instrumentos sejam implementados, não só a nível regional, mas também em todo o território.

“A Associação de Turismo de Santiago tem estado a trabalhar alguns desses novos instrumentos, nomeadamente os projectos`-piloto, para permitirem que o turismo na ilha seja cada vez mais inclusivo”, disse.

Nesta linha, avançou que a organização elegeu como início o projecto da babosa, que envolve a comunidade local em Picos, no município de São Salvador do Mundo, cuja ideia é criar microprojectos familiares que têm a ver com o turismo de forma directa ou indirecta.

Ou seja, acrescentou, o objectivo é ter toda a comunidade envolvida funcionando em rede com uma empresa com organização moderna e que em conjunto com a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo tragam novas valências no sector.

“Esse é um instrumento importante, obviamente depois terá que ser ampliado para outros municípios e outros projectos similares, na óptica do turismo inclusivo, que faça aproximar o turismo das populações onde estão”, complementou o empresário.

Outro instrumento, de acordo com Eugénio Inocêncio, é a implementação da central de compras de Santa Cruz, em articulação com o Ministério do Turismo e a associação portuguesa SIMAB, que visa a modernização do comércio interno.

“Tudo isso aponta para a qualificação do turismo em Cabo Verde na perspectiva de abrir novos mercados para o sector a nível nacional”, sustentou o responsável.

No entanto, atestou, a retoma depende ainda da evolução da pandemia na Europa, “que é o principal mercado” da ilha de Santiago e do País.

“Neste momento, na ilha de Santiago há já alguns operadores que estão a tentar abrir novos mercados da europa, nomeadamente mais a leste, e há respostas positivas”, assinalou o presidente da ATS.

Por outro lado, destacou que a redução de casos de covid-19 no arquipélago é também atractiva para os turistas, considerando também que Cabo Verde tem a possibilidade de ser transformado numa plataforma internacional de saúde.

“Temos condições para isso do ponto de vista sanitário, mas é preciso sermos capazes de tirar partido de forma organizada e com estratégias”, sublinhou.

Dans la même catégorie