MAP FM Meets Brunei’s Second Minister of Foreign Affairs in Banjul MAP Morocco’s FM Holds Talks with Mauritanian Peer in Banjul MAP FM Bourita Meets Senegalese Minister of African Integration and Foreign Affairs in Banjul MAP 15th OIC Summit: Morocco Takes Part in FMs’ Meeting in Banjul MAP Moroccan, Malian FMs Hold Talks on Means to Boost Bilateral Ties MAP Moroccan FM Holds Talks with his Gabonese Counterpart in Banjul MAP Bourita Holds Talks with Nigerien FM in Banjul GNA ‘Only 300 businesses in Ghana meet criteria to participate in AfCFTA’ GNA SML’s electrononic systems will boost revenue assurance – Policy Analyst  GNA EU Ambassador pledges commitment to upgrade juvenile boxing in Ghana 

Economias criativas só podem desenvolver se a propriedade intelectual e os direitos forem protegidos – PR


  5 Avril      22       

   

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – O Presidente da República defendeu nesta segunda-feira, na Cidade da Praia, que as economias criativas só podem desenvolver se a propriedade intelectual e os direitos autorais forem protegidos.
José Maria Neves, que falava aos jornalistas depois de uma visita à Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), frisou que neste particular só se consegue o desenvolvimento sustentável se a instituição que gere os direitos autorais tiver “muito mais poder”.
“O que está a acontecer é que através da SCM os criadores estão a ganhar poder e a ter muito melhores condições para criarem e conseguirmos assim, a jusante, o desenvolvimento das economias criativas”, explicou.
O mais alto magistrado da Nação garantiu que está “absolutamente aberto” a colaborar com SCM, frisando que são parcerias desta natureza que a Presidência da República quer apoiar e estimular.
“Se estimularmos iniciativas desta natureza podemos ir muito longe e podemos ganhar em todos os sectores para desenvolvimento sustentável”, apontou.
Enquanto autor e compositor, José Maria Neves informou que, ainda esta semana, vai inscrever as suas músicas na SCM.
“Já levei a ficha de inscrição e ainda esta semana vou preencher para ver se recebo algum direito autoral”, brincou José Maria Neves, autor dos poemas do álbum “Alma”, cantados por 13 artistas cabo-verdianos.
Solange Cesarovna, presidente da instituição que salvaguarda os direitos de autores em Cabo Verde, disse, por sua vez, que o Presidente da República aceitou de “prontidão” as propostas de parcerias para o prémio SCM e para outros projectos em curso, “principalmente para a consolidação da missão da defesa dos direitos autorais”.
De acordo com a responsável, é preciso de engajamento do sector público e privado para o devido respeito pela propriedade intelectual, para o pagamento dos direitos autorais e para o reconhecimento da profissão do autor e do artista.
Por outro lado, avançou que a visita foi uma oportunidade para mostrar ao Presidente da República que a partir de Cabo Verde já se pode fazer o correcto registo dos titulares de direitos dos autores e artistas.
“Já conseguimos fazer a atribuição dos códigos identificadores exclusivos, tanto dos titulares direitos como das obras e das gravações musicais, permitindo com que a cobrança e a defesa dos direitos autorais do sector musical dos criativos cabo-verdianos sejam feitas de forma profissional”, acrescentou, Solange Cesarovna que a SCM pretende alcançar outros espaços para os criadores a nível de Cabo Verde que enquanto País de música merece.

Dans la même catégorie