GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works MAP USMA-RSB Match: CAF Rejects Algerian Club’s Appeal, Confirms Interclub Competitions Committee’s Decisions (FRMF)

Ficase quer maior engajamento da sociedade civil para uma educação de qualidade e mais inclusiva


  15 Décembre      21        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) – O presidente da Ficase, Albertino Fernandes, enalteceu terça-feira o papel que os parceiros têm tido no apoio à Fundação e sublinhou que é “extremamente importante” o engajamento da sociedade civil para uma educação de qualidade e mais inclusiva.
“Para termos uma educação de qualidade nós todos temos que contribuir. A sociedade civil, as empresas e os governantes. Por isso é que se diz que a educação é um bem colectivo. É uma responsabilidade não só do Estado, mas sobretudo é uma responsabilidade de todos nós”, disse.
Albertino Fernandes falava aos jornalistas na sequência da realização hoje na Praia do encontro com parceiros e doadores da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (Ficase) que tem como objectivos principais a apresentação dos principais resultados dos programas socio-educativos, e procurar estratégias de mobilização de recursos e reconhecer, publicamente, os parceiros e doadores da Fundação.
“Este evento serve para enaltecer o papel fundamental destes parceiros, que têm contribuído bastante para garantir uma educação de qualidade e inclusiva. Nós já temos a nossa estratégia, mas estamos conscientes de que precisamos fazer mais, por isso hoje vamos discutir formas de mobilizar mais recursos”, explicou.
Segundo o presidente da Ficase, a fundação apoia, através do Governo de Cabo Verde, cerca de 3.800 alunos com um orçamento à volta de 524.000 contos, por ano.
“Não sei se estou certo, mas penso que é o maior programa social do Estado. Mas mesmo assim este valor não consegue cobrir todas as necessidades. Por isso é que nós precisamos do apoio de todos, dos ex-bolseiros para continuar a apoiar e também para não, digamos assim, comprometer as gerações futuras”, sublinhou.
Face ao aumento de pedidos de apoios nos últimos anos, Albertino Fernandes sustenta que é necessário o reforço das parcerias e mobilização social, de forma a permitir que a Ficase possa criar as condições que favoreçam o acesso, a frequência e o sucesso escolar a milhares de alunos, sobretudo, os provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica.
“A Ficase apoia cerca de 25% da população cabo-verdiana com os seus programas. O Estado é o nosso principal parceiro. Nosso objectivo é trazer mais a sociedade civil a participar e ajudar na educação”, reforçou.

Dans la même catégorie