MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Governo diz que desde 2016 já resolveu pendência de mais de sete mil professores


  9 Février      7        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, anunciou hoje, no parlamento, que, de 2016 a 2021, o Governo resolveu pendências que beneficiaram mais de sete mil professores, traduzido em incremento orçamental superior a 730 mil contos.

“O Ministério da Educação promoveu e continuará a promover o diálogo franco, sincero e responsável com os sindicatos e directamente com os professores e funcionários visando resolução das pendências, estabilização das carreiras e revisão dos estatutos dos professores e demais agentes afectos à Educação”, assegurou o governante.

Amadeu Cruz concretizou que não tem “uma visão divisionista nem sectária da gestão global do ministério”, pelo que, disse, procura sempre “promover a transparência e a equidade na gestão de todos os processos” sob a sua tutela, em especial em matéria dos recursos humanos.

“[…] se no passado sinalizámos, negativamente, tratamento privilegiado de uns em detrimento de outros dentro do sistema educativo, temos agora e então de fazer de tudo para banir essas práticas e garantir a igualdade de tratamento a todos os professores e funcionários”, apontou o ministro da Educação.

Para o ministro, “não obstante tentações de contaminação negativa”, deve-se “enaltecer o espírito de diálogo até agora patenteado pelos sindicatos”.

“As justas reivindicações dos professores são compreendidas pelo Ministério da Educação e asseguramos aqui que tudo faremos para honrar os compromissos assumidos e constantes dos memorandos celebrados com os sindicatos”, declarou Amadeu Oliveira, que espera reunir condições orçamentais para cumprir o cronograma de resolução das pendências até ao exercício orçamental de 2023.

Revelou ainda que, em 2021, o seu ministério resolveu pendências relacionadas com nomeação definitiva de professores beneficiando 971 docentes, e que foram atribuídos subsídios por não redução da carga horária beneficiando 219 professores em regime de mono docência.

Quanto à redução da carga lectiva, indicou que foram beneficiados 400 docentes em regime de pluridocência (2º ciclo do básico e ensino secundário) e 119 professores beneficiaram de reclassificações e progressões.

No concernente às infra-estruturas, apontou que de 2016 a esta parte, o Estado investiu mais de 1,2 milhões de contos na construção, reabilitação, ampliação e requalificação de mais de 300 escolas do país, em todos os concelhos.

Dans la même catégorie