GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works MAP USMA-RSB Match: CAF Rejects Algerian Club’s Appeal, Confirms Interclub Competitions Committee’s Decisions (FRMF)

Instituto Nacional de Estatística capacita supervisores do Recenseamento Geral da População e Habitação


  28 Avril      10        Society (33432),

   

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – Um grupo de 110 supervisores iniciou terça-feira uma formação, na Cidade da Praia, no quadro da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) previsto para começar a partir de Junho próximo.
Os formandos vieram de todo o País e vão ser capacitados até ao dia 13 de Abril e, segundo uma fonte do Instituto Nacional de Estatística (INE), a formação visa dotá-los de instrumentos, em ordem a cumprirem da “melhor forma as suas tarefas durante de formação dos agentes recenseadores e controladores, assim como durante a recolha de dados.
Em declarações à imprensa, o presidente do conselho de administração (PCA) do INE, Osvaldo Borges, disse que esses formandos vão replicar esta formação nos respectivos concelhos.
“Vamos dotar estes formandos de conhecimentos para que possam transmitir esta formação com maior grau de certeza e de consistência”, indicou o PCA do INE.
Para o arranque do inquérito relativo ao referido censo, Osvaldo Borges garante que toda a logística já está preparada e que se levou em conta a situação da pandemia de covid-19 no País.
“Neste momento, temos todas as condições preparadas para que as formações ocorram com maior normalidade, respeitando as directrizes das autoridades nacionais da saúde”, revelou aquele responsável.
Em termos de tecnologias a serem utilizadas durante o recenseamento, Osvaldo Borges adiantou que os inquiridores vão ter à sua disposição ‘tablets’ da última geração, um dispositivo móvel que irá fazer a recolha das informações e respectiva transmissão directamente para o servidor do INE.
“Neste processo, estamos a trabalhar com uma equipa brasileira e com uma assistência técnica internacional que tem feito um trabalho muito importante”, destacou Osvaldo Borges, acrescentando que desde o ano passado os equipamento estão ser testados, pelo que, afirmou, neste momento, as condições estão criadas para que o recenseamento decorra com “normalidade”.
As equipas recenseadoras vão estar no terreno na noite de 15 para 16 de Junho.
A sessão de abertura esteve a cargo do secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, e contou com a presença da embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, e do encarregado de Negócios da embaixada de Luxemburgo, Thomas Barbancey.
O último censo foi realizado em 2010.

Dans la même catégorie