GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works MAP USMA-RSB Match: CAF Rejects Algerian Club’s Appeal, Confirms Interclub Competitions Committee’s Decisions (FRMF)

Ministro da Energia garante que mais de 100 veículos eléctricos já circulam no País


  7 Avril      22        Environment (3678),

   

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, revelou esta quarta-feira, no Parlamento, que neste momento já circulam no País “mais de 100 veículos eléctricos.
O governante, que fez esta revelação ao ser abordado pelos deputados no período de perguntas ao Governo, disse que hoje Cabo Verde tem muito mais pontos de iluminação com lâmpadas Led e com menos consumo.
Citou exemplos da Cidade da Praia e ilha do Sal, onde o consumo de energia para a iluminação pública se reduziu “praticamente para metade” em relação ao período antes da introdução das lâmpadas Led.
Instado se estão criadas as condições para a introdução de veículos eléctricos em Cabo Verde, Alexandre Monteiro respondeu que sim, adiantando, entretanto, que o “o processo é progressivo”.
“O processo é progressivo e está alinhado com o Plano de Transição Energética”, lembrou o ministro, acrescentando que o plano no horizonte de 2050 é alcançar 100 por cento de veículo a moverem-se a energia limpa.
Para o governante, as condições para as viaturas eléctricas estão a ser criadas e, a partir de Junho, segundo ele, quem quiser adquirir veículos eléctricos pode fazê-lo a preços “mais competitivos”, em comparação aos convencionais.
Sobre a qualidade das baterias, indicou que, por norma, “os veículos eléctricos novos têm garantias de baterias de oito a nove anos, ou às vezes, dez anos”.
Para o ministro da Energia, se o objectivo de Cabo Verde é alcançar a independência em relação aos combustíveis fósseis, há que “priorizar mais a opção 100 por cento eléctrico”, já que os veículos híbridos continuam a consumir os fósseis.

Dans la même catégorie