MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

RETROSPECTIVA/Economia: 2021 fica marcado por “sinais claros” de retoma económica


  23 Décembre      37        Economy (15128),

   

Cidade da Praia, 23 Dez (Inforpress) – Cabo Verde registou em 2021 “sinais claros” de retoma económica, como demonstram as estatísticas divulgadas por diversas instituições ao longo do ano, depois de em 2020 ter vivido a maior recessão económica da história recente.
Com a aceleração do processo de vacinação em curso e a redução do número de casos houve aquilo que o BCV chama de “antecipação do alívio das restrições” à actividade económica e, propiciando um cenário favorável para o crescimento da economia nacional.
De acordo com as previsões do banco central feitas em finais de Outubro, o País deverá crescer em torno de 6,6 por cento (%) do PIB.
As melhorias foram registadas em praticamente todos os sectores de
actividade.
O turismo, o sector, que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, viu a receita da contribuição turística cair mais de 60% em 2020.
Não se conhece ainda os dados de 2021, mas o certo é que depois de vários meses encerrados, os hotéis reabriram e houve inclusive a abertura de novos empreendimentos.
Dados do INE, divulgados em Dezembro, referentes ao terceiro trimestre de 2021, indicaram que o número de hóspedes e de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros registaram variações que ultrapassaram 1000 e 2000%, respectivamente, face ao mesmo período de 2020.
Outro sinal de retoma económica tem que com a redução progressiva da adesão das empresas ao ‘lay off’, medida excepcional e temporária de protecção dos postos de trabalho, adoptada pelo Governo em Abril de 2020 e que foi renovado por cinco vezes, estando o término previsto para Dezembro.
Através do regime simplificado de suspensão de contrato de trabalho, que garante 70% do salário aos trabalhadores em casa, o Governo considera que conseguiu salvar milhares de postos de trabalho.
A nível dos Transportes os dados também mostram sinais de retoma.
Os portos de Cabo Verde registaram em Novembro de 2021 um total de 91.337 passageiros, representando um aumento de 60,5% quando comparado ao mesmo período de 2020, conforme os últimos dados do boletim estatístico de tráfego portuário, disponibilizado no site da Empresa Nacional dos Portos (Enapor).
Houve igualmente aumento ao nível da movimentação de navios na ordem de 7,94% em comparação com o período homólogo de 2020.
Já a nível dos transportes aéreos a retoma foi mais lenta. Dados do primeiro semestre de 2021, apontam um total de 5.152 movimentos de aeronaves, um decréscimo significativo de 43%.
O decréscimo, conforme a mesma fonte, foi generalizado para aeronaves, passageiros, cargas e correios, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, já nos primeiros três meses de 2020 ainda se registaram movimentos normais para a época, antes da suspensão dos voos comerciais, a partir de finais de Março.
Por outro lado, este ano fica marcado pelo aumento, quase generalizado dos preços, derivado, sobretudo, do aumento dos preços dos combustíveis – dados da Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME) apontam que até finais de Novembro o total acumulado era de 56,9%.
Esse aumento de preço dos combustíveis levou também ao aumento dos preços de electricidade na ordem de mais de 30%, e arrastou também o aumento de outros bens, sobretudo, alimentares.
A taxa média de inflação, segundo o BCV, deverá aumentar para 1,6% até o final do ano, reflectindo o perfil ascendente dos preços das matérias-primas energéticas e a sua transmissão aos preços internos.
No ano de 2021 o País acolheu eventos “importantes” a nível económico.
De 02 a 04 de Setembro a ilha do Sal recebeu a 64ª reunião da Comissão
Regional da OMT em África e o Fórum Mundial sobre Investimento Turístico em África, eventos que na perspectiva do Governo marcaram “simbolicamente” a retoma do turismo em Cabo Verde.
E de 02 a 04 de Dezembro a Conferência Económica Africana, promovida pelo BAD, UNECA e PNUD, reuniu a partir da ilha do Sal, chefes de Estado de vários países africanos e especialistas da área económica e financeira.
Destaque também para a inauguração de um dos maiores hotéis do país. Com 1.001 quartos, o Riu Palace inaugurado em Março de 2021, no Sal, foi o sexto hotel construído pelo grupo espanhol RIU em Cabo Verde.

Dans la même catégorie