MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Sociedade/EAGB começa este mês a cobrar taxas audiovisual e de saneamento


  6 Juillet      12        Media (1875),

   

Bissau,06 Jul 21(ANG) – A empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) anunciou segunda-feira, em comunicado, que vai começar a cobrar as taxas audiovisual e de serviço público de saneamento, aprovadas no parlamento e já promulgadas pelo Presidente da República.

« A EAGB vem por este meio informar a todos os seus clientes e a população em geral de que após aprovação da lei da taxa de audiovisual e de serviço público de saneamento na Assembleia Nacional Popular e promulgada pelo Presidente da República vão ser aplicadas as referidas taxas a partir deste mês de Julho », lê-se na nota.

A Taxa ou Contribuição audiovisual, segundo a Lei do Orçamento Geral de Estado 2021, representa uma forma de financiar os serviços públicos de órgãos de comunicação social estatal, nomeadamente a Agência de Notícias da Guiné(ANG) , o jornal Nô Pintcha , a Radiodifusão Nacional e a Televisão da Guiné-Bissau.

O atigo 3 da Lei de Contribuição Audiovisual determina a aplicação de uma taxa mensal de 3 por cento sobre o valor da factura do comprador da electricidade, sendo o valor máximo fixado em 1000 fcfa.

O valor máximo da taxa deve ser actualizado à taxa anual da inflação, através do Lei do Orçamento do Estado.

Quanto a liquidação, Cobrança e Pagamento(artigo 4) prevê-se o valor da taxa é liquidada, por substituição tributária, através das empresas distribuidoras de energia eléctrica e cobrada juntamente com o preço relativo ao seu fornecimento.

O valor da taxa deve ser discriminado de forma autónoma na factura respeitante ao fornecimento de energia eléctrica .

De acordo com o artigo 5 da Lei de Contribuição Audiovisual, as empresas de electricidade devem apresentar até ao dia 15 do mês seguinte àquela a que respeitam, na recebedoria dos serviços centrais da Direção-geral das Contribuições e Impostos, uma declaração periódica relativa às operações realizadas no mês anterior.

As transgressões: falta de entrega ou entrega fora de prazo da taxa, falta de entrega ou entrega fora de prazo da declaração das operações realizadas, infrações praticadas nas facturas ou documentos equivalentes e omissões indevida da taxa são punidas de acordo com a gravidade das mesmas e nos termos do Código do Processo Tributário.

Segundo a EAGB, a taxa pública de saneamento para o consumo doméstico não pode ultrapassar os 3.000 francos cfa, enquanto que para consumo não doméstico o valor não pode ultrapassar os 7.000 francos cfa.

A taxa de saneamento incide sobre o fornecimento de água, sendo dividida mensalmente pelos respectivos consumidores.

Trata-se de financiamento de serviço público de saneamento por meio de cobrança da taxa urbana, e engloba prestações de serviços de execução, manutenção, limpeza e desobstrução e renovação de ramais de ligação do sistema predial ao sistema público.

A taxa em questão ainda engloba os serviços de construção, manutenção e renovação do sistema público de abastecimento; recolha e encaminhamento de águas residuais urbana; manutenção de sistema de recolha e tratamento de lixo e limpeza pública.

Estão isentas de pagamento de taxa de saneamento organizações não-governamentais, igrejas e mesquitas, o Banco Central dos Estados da África Ocidental e a Agência para a Segurança da Navegação Aérea em África e Madagáscar (Asecna).

Dans la même catégorie