MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Associação debate VBG para formar organizações de sociedade civil na monitorização das políticas públicas


  7 Septembre      49        Politique (25374),

 

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – A presidente da ACLCVBG defendeu hoje, que a violência contra a mulher por se tornar prioridade para atingir o desenvolvimento sustentável deve ser compreendida por mulheres e homens por forma a se conseguir mudanças a nível da política.

Vicenta Fernandes fez esta leitura quando falava à Inforpress do debate ‘online’ sobre Violência Baseada no Género (VBG) baseado no projecto “Djuntu pa igualdadi! Uma resposta participativa à violência baseada no género em Cabo Verde”, que visa a formação e o fortalecimento das capacidades técnicas das OSC, sobre como monitorizar políticas públicas através de auditorias participativas.

“Queremos com isso criar ferramentas para que as associações, os líderes comunitários e membros possam avaliar a lei da VBG que, brevemente, vai completar dez anos de existência, pelo que já é tempo de analisarmos a sua aplicação e impacto no combate a violência do género no país”, observou.

E porque o país está ainda numa fase “embrionária” da lei, a presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) reconhece a necessidade de levar o conhecimento da lei às Sociedades das Organizações Civis (SOC) para que possam saber como agir e participar na luta pela igualdade de género.

Segundo aquela responsável, com esta formação, as SOC estarão aptas em avaliar a aplicabilidade da lei e dar contributos para o melhoramento da mesma, uma vez que a pobreza é uma das principais causas de “violação” nas relações de poder desiguais entre mulheres e homens.

A disseminação da pobreza, que foi afectada com a covid-19, acrescentou, afecta também, de forma adversa, a saúde e a educação das mulheres e meninas por serem as mais vulneráveis.

“A situação da covid-19 veio aumentar ainda mais a violência contra a mulher, criando consequências maiores para o bem-estar e a autonomia das mulheres devido a aumento de perda de emprego”, ajuntou, afirmando que a ACLCVBG tem vindo, todos os dias, a constatar situação de “desespero” das mulheres vítimas.

Neste âmbito, adiantou que as empregadas domésticas e as vendedeiras ambulantes são as que mais têm sofrido “na pele” a situação com a perda do trabalho e poder de compra.

O debate no âmbito do projecto “Djuntu pa igualdadi! Uma resposta participativa à violência baseada no género em Cabo Verde”, a decorrer hoje e terça-feira, e que juntou esta segunda–feira cerca de 20 participantes, é fruto de uma parceria entre a European Partnership for Democracy (EPD), o Netherlands Institute for Multiparty Democracy (NIMD) e o World Leadership Alliance-Club de Madrid (WLA-CdM), e é cofinanciado pela União Europeia.

Dans la même catégorie