ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail

Cenorf e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias contemplam 24 pessoas com aparelhos ortopédicos


  7 Octobre      55        Santé (15387),

 

Cidade da Praia, 07 de Out (Inforpress) – O Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (Cenorf), em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias, contemplou terça-feira, no âmbito do projecto Acção Solidária, 24 pessoas portadoras de deficiência física com aparelhos ortopédicos.
A cerimónia de entrega do donativo financiado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no valor de 920 mil escudos, aconteceu nas instalações do referido centro, no bairro de Achada de São Filipe, Cidade da Praia.
Segundo o administrador do Cenorf, Alberto Afonso, o projecto iniciou em 2019 com a visita de um casal de missionários daquela igreja, onde foram expostos casos de alguns pacientes sem condições para adquirir os aparelhos ortopédicos, assim como a dificuldade do Cenorf em apoiar os mesmos.
De acordo com o administrador, o valor do projecto é destinado, essencialmente, para a aquisição de matérias primas para a produção de aparelhos ortopédicos, próteses e órteses.
“Tudo foi tratado até final de Dezembro e de Janeiro a Fevereiro já tinham disponibilizado um valor de mais de 700 mil escudos”, contou.
No processo da escolha de paciente, segundo Afonso, adoptaram a metodologia de identificação, avalização por um assistente social para inteirar da sua situação socioeconómica do paciente, para se finalizar com a doação do aparelho.
“Em caso de crianças é muito mais rápido, mas em pessoas amputadas vão ter que passar por todo aquele processo que decorre na hora de amputação”, frisou o administrador, observando que o projecto é nacional e que engloba toda a camada e faixa etária e de Santo Antão à Brava.
Conforme Alberto Afonso, há um número “acentuado” de crianças que beneficiam do projecto, porque deparou-se com muitas com deformidades físicas que necessitam de tratamento de modo a evitar futuras deficiências “acentuadas”.
“Nesse momento, há pessoas que vão iniciar tratamento, tudo por causa da covid-19, pois o projecto era de seis meses, mas infelizmente foi impossível, dificultando uma maior abrangência para as outras ilhas” lamentou o responsável, adiantando que conseguiram identificar pessoas nas ilhas de São Vicente e do Fogo para virem iniciar o tratamento.
Conforme Afonso, até agora são beneficiadas 24 pessoas, tendo em conta o custo “elevado” das próteses, impossibilitando atingir um número “maior”, salientando que têm outros projectos com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pelo que estão aguardando “feedback” da mesma.
Entre eles, avançou, está a “Cenorf Móvel”, que é um projecto que vai permitir levar o serviço do centro a outros concelhos do País, facilitando o acesso das pessoas de outras ilhas ao tratamento.

Dans la même catégorie