MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait

Posse de terra/Ministro da Administração Territorial enaltece papel da comunicação social na resolução dos diferendos


  14 Octobre      32        Politique (25374),

 

Bissau,14 Out 20(ANG) – O ministro da Administração Territorial e Poder Local, enalteceu hoje o papel  desempenhado pelos órgãos de comunicação social públicos e privados  na difusão de denuncias, informações  e sensibilização às populações sobre os mecanismos de resolução de conflitos ligados à posse de terra.

Fernando Dias, em declarações á imprensa, após ter visitado dez órgãos públicos e privados para lhes agradecer pelas suas contribuições para uma convivência sã entre  famílias da mesma aldeia, em diferentes localidade do país, disse reconhecer o “papel fundamental” dos media nesse sentido.

“O objectivo da nossa visita aos órgãos de comunicação social, é no sentido de vos agradecer, tendo em conta que, ao longo do processo iniciado pelo Governo da Guiné-Bissau no que toca a questão de resolução de conflitos, reconhecemos o papel importante que a comunicação social tem desempenhado no processo”, disse o governante.

Fernando Dias acrescentou que, tendo em conta o período de combate ao coronavirus, entenderam que, em parceria com as Secretarias de Estado da Comunicação Social e da Ordem Pública, devem apoiar os referidos  órgãos com  kits de limpeza como um gesto de solidariedade para a luta contra a pandemia.

O titular da pasta da Administração Territorial exortou os jornalistas no sentido de redobrarem esforços na esfera de construção da paz, salientando que o país está neste momento a precisar de contribuição de todos nesse sentido.

O secretário de Estado da Comunicação Social louvou o gesto do Ministro da Administração Territorial, frisando que, de forma indirecta, o acto representa uma chamada de atenção  para que a sociedade dê à imprensa o valor que merece.

Conco Turè lamentou o facto de a  situação da comunicação social estar a ser agradecido pelas causas menos agradáveis, que representa  a resolução de conflitos sobre  posse de terra.

Disse que o Governo está empenhado na resolução das dificuldades com que se deparam os órgãos de comunicação social, tanto público como privados, com apoio dos parceiros.

Por sua vez, o secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé louvou os esforços levados a cabo pelo seu homólogo da Comunicação Social, em prol de melhoria das condições de trabalho nos órgãos públicos principalmente na Radio Difusão Nacional e Televisão da Guiné-Bissau.

Aquele responsável disse que o país tem que funcionar com base no respeito a ordem e tranquilidade, de forma a se poder  salvaguardar uma paz duradoira, acrescentando que atingir esse desideratonão é uma tarefa fácil.

“Construir a paz é uma tarefa difícil e cara e exige de todos uma determinação para alcançá-la”, referiu Mário Fambé.

O donativo do Ministro da Administração Territorial aos órgãos de comunicação social publicos e privados é constituído de caixas de lixivia, gel de lavagens e desenfecção de mãos, máscaras, sabão/barra, e sabão líquido multiuso, criolina e um gravador de reporgem digital para cada órgão.

O ministro da Administração Territorial e Poder Local foi acompanhado nessa visita aos órgãos de comunicação social público e privado pelos Secretários de Estado da Ordem Pública e da Comunicação Social, respectivamente Mário Fambé e Conco Turé.

Dans la même catégorie