MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Integração regional/Parlamento da CEDEAO recomenda levantamento de todas as restrições que entravam actividades económicas nos países


  13 Novembre      28        Politique (25374),

 

Bissau,13 Nov 20(ANG) – Os deputados do parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), recomendaram aos Estados membros, o levantamento de todas as restrições que entravam as actividades económicas nos respectivos países, através designadamente da reabertura de todos os mercados e todas as empresas comerciais.

A decisão consta nas recomendações específicas, da Reunião Deslocada da Comissão Mista do parlamento da CEDEAO que vinha decorrendo em Bissau desde o passado dia 10 do corrente mês e que hoje encerrou os seus trabalhos.

Os deputados da CEDEAO, recomendaram ainda a reabertura de todas as fronteiras para a livre circulação de pessoas, dos bens e dos serviços de ambas as partes das fronteiras, a reabertura de todas as escolas e das instituições de aprendizagem, o levantamento do recolher obrigatório e da obrigatoriedade de quarentena.

Os parlamentares da CEDEAO, pedem ainda para que seja acordada uma atenção particular aos investimentos igualitários à prevenção, ao controlo e ao tratamento de outras doenças tais como o paludismo, a febre de lassa, a cólera e a febre hemorrágica.

Pediram ainda para que seja facilitada a produção de equipamentos necessários a luta contra o covid-19, nomeadamente materiais de protecção individual, máscaras de proteção, desinfectantes para mãos, medicamentos e vacinas.

Recomendaram o investimento na modernização da agricultura, incluindo a mecanização, a produção de adubos e de outros insumos, o desenvolvimento da agroindustria para melhorar a cadeia de valor dos produtos agrícolas da região e torna-los assim competitivos nos mercados nacionais, regionais e internacionais.

Para a Organização Oeste Africana de Saúde(OOAS), os deputados da CEDEAO, recomendaram o reforço das suas capacidades em realizar pesquisas mais pertinentes e em apoiar os Estados membros no fabrico de medicamentos e de vacinas para o tratamento de covid-19 e de outras doenças infeciosas na região.

Afirmam que a OOAS deveria igualmente propor um procedimento de despistagem harmonizado e uniforme para o covid-19 a fim de facilitar as deslocações nos países da região.

Os parlamentares da CEDEAO recomendam a Comissão desta organização no sentido de ajudar os países a atrair investimentos na agricultura, a fim de melhorar a produção e a transformação dos produtos agrícolas.

Adiantou que, desta forma os países da região alcançariam a autosuficiència alimentar e melhorariam a sua situação em matéria de segurança alimentar.

Os trabalhos da Reunião Deslocalizada do Parlamento da CEDEAO, decorreu sob o “A produção agrícola e a segurança alimentar na região de CEDEAO sob o impacto da pandemia de Covid-19”, foi presidido pelo Presidente Parlamento da CEDEAO, Sidie Mohamed Tunis.

Dans la même catégorie