MAP Burkina: Le gouvernement rejette les « accusations infondées » de HRW (communiqué) APS Kanel : mise en place d’un conseil local de pêche artisanale MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition

Sete cabo-verdianos, um ‘hub’ e uma ‘Start Up’ integram a lista dos 100 jovens mais influentes da lusofonia


  8 Janvier      22        Société (45146),

 

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – Sete jovens cabo-verdianos, um hub de tecnologia e inovação e uma ‘Start Up’ estão na lista dos 100 jovens mais influentes da lusofonia, feita pela Academia Neoafricana (Novos Líderes Africanos), uma instituição de formação de líderes africanos da Lusofonia.
Segundo a lista, divulgada recentemente e a que a Inforpress teve acesso hoje, os distinguidos foram o basquetebolista Edy Tavares, o ‘rapper’ Vado Más Ki Ás, a bailarina Chole Anais Lopes Gomes, o líder associativismo Rúbem Sanches, os estudantes Fredilson Semedo, Simone da Cruz Andrade e Cíntia dos Reis, e a Cabo Verde Digital e a ‘Smart Soltuions’.
O atleta de basquetebol Edy Tavares, 28 anos, jogador do Real “Palladium” de Madrid, segundo a descrição feita pela Academia Neoafricana, tem conquistado títulos importantes na sua colecção com destaque para a “Taça Del Rey” e ser nomeado MVP na ‘Euro League’.
Vado Más Ki Ás é uma das personalidades do ‘rap’ crioulo.
“Pisou vários palcos e entrega aos seus ouvintes uma mensagem de luta, persistência e contra o racismo. Vado é também admirado pelo seu trabalho incansável para com a comunidade que o viu crescer, o bairro seis de Maio”, lê-se na descrição.
Por sua vez, Rúbem Sanches, 23 anos, preside à Associação Efeito Dominó do bairro Casal da Boba, em Lisboa. Este líder associativo é formado em Ciência Política pelioInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e tem distribuído cestas básicas para uma base de 80 famílias vulneráveis em Portugal.
Fredilson Semedo é estudante finalista do curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL-UL) e aluno de pós-graduação em Ciência da Legislação e Logística no Instituto de Ciências Jurídico-Política (ICJP).
Em 2017, foi eleito vogal da Acção Social do Núcleo dos estudantes africanos da FDL-UL, no qual, criou e coordenou o projecto solidário “Missão Abraçar Moçambique” para ajudar as vítimas do ciclone Idai da Cidade da Beira.
Actualmente, é presidente da direcção da Associação de Estudantes Cabo-verdianos em Lisboa e presidente do conselho fiscal do Núcleo de estudantes africanos.bSimone da Cruz Andrade, 27 anos, é licenciada em Gestão da Saúde e pós-graduada em Qualidade Alimentar e Saúde.
“O seu percurso escolar e sentido de liderança juntando-se ao seu dinamismo, permitiu-lhe ocupar cargos como relações externas na direcção da Associação de União de Estudantes cabo-verdianos em Lisboa, mentora do projecto plataforma jovens cabo-verdianos na diáspora e embaixadora do projecto ‘Mulher Inspira Mulher’. É CEO da marca Bio cachos”, descreveu a organização.
Por sua vez, Cíntia dos Reis, 25 anos, participou na 5ª edição do Projecto “Faz-te Forward- Programa de capacitação dos jovens para o mercado de trabalho”.
Esta jovem foi vice-presidente do Núcleo de Estudantes Africanos do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e participou como oradora no painel II do programa da RSTP Ciclo + Educação, “Um Olhar sobre o sistema de educação e ensino nos Países da CPLO”.
Em Maio de 2020 fundou o AfrikaKnows, projecto que visa dar resposta aos jovens nas áreas profissional e educacional.
Outra distinguida é Chloe Anais Lopes Gomes, bailarina clássica desde os quatro anos. Chloe é a primeira dançarina negra a fazer parte da companhia Staatsballet de Berlim.
Ela já passou pela prestigiada escola de balé de Bolshoi Ballet Academy em Moscou e depois de formada teve a oportunidade de trabalhar na Nice Opera House, depois no Béjart ballet Lausanne.
Já a Cabo Verde Digital é uma ‘hub’ de tecnologia e inovação, com programas de aceleração para ‘Startups’. Essa ‘hub’ participou da web summit’19.
Por último, o ‘Smart Soltuions’ é uma ‘Start Up’ que se dedica ao desenvolvimento de ‘software’ e implementação de soluções de telecomunicações.
Das várias soluções desenvolvidas pela ‘Smart Solutions’, destacam-se a plataforma de controlo e gestão de frota, a Smartfrota, e a plataforma SmartTáxi que consiste numa plataforma para a gestão de táxis em Cabo Verde
Este concurso foi organizado pela Academia Neoafricana, em parceria com o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a OJ-CPLP, e teve como objectivo fundamental seleccionar os cem jovens mais influentes do espaço internacional da lusofonia pelo impacto, a relevância e a criatividade que tiveram durante o ano 2020.
As áreas que estiveram em apreciação foram Cultura e Educação, Economia, Artes Plásticas e Literatura, Cinema, Teatro e Televisão, Design e Moda, Tecnologia e Inovação, Arquitectura e Urbanismo, Desportos, Política e Direitos Humanos, Empreendedorismo, entre outras.
Para além de Cabo Verde, fazem ainda parte desta lista jovens de Angola, Moçambique, Portugal, Guiné-bissau, Brasil e São Tomé e Príncipe.
AM/JMV
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie