MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Nova Sede do BCV: “Um sonho de quase 30 anos que se torna realidade” – governador


  12 Février      32        Politique (25380),

 

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – A inauguração da nova sede do Banco de Cabo Verde (BCV) é a realização do sonho de quase 30 anos, afirmou o governador, que garantiu que a infra-estrutura está à altura dos desafios actuais do sistema financeiro.
Óscar Santos, que discursava na cerimónia de inauguração, quinta-feira, na Cidade da Praia, salientou que a obra projectada pelo “conceituado arquitecto” português Álvaro Siza Vieira, pelas suas características, dimensão e complexidade, “valorizará não só o BCV, mas também a Cidade da Praia e todo o País”.
“Um sonho de quase 30 anos que hoje se torna realidade. A sede do BCV será, sem lugar para dúvidas, a obra arquitectónica de referência em Cabo Verde e do mesmo passo estará à altura dos desafios que o sistema financeiro enfrenta”, afirmou o governador, que recordou que o processo para a construção da nova sede começou nos primórdios do ano de 1992.
A obra foi financiada, na sua totalidade, com recursos provenientes do Fundo de Pensões dos Colaboradores beneficiários do regime privativo de previdência social do BCV, pelo que, segundo o governador, a sua construção “não teve encargos, quer para o Banco, quer para o erário público”.
“Trata-se de um mecanismo, normalmente utilizado por instituições financeiras, e encontra respaldo nas normas internacionais de relato financeiro, permitindo retirar pressão às contas do balanço do banco, rentabilizando esses recursos conforme recomendam as melhores práticas internacionais”, explicou, adiantando que a nova sede do BCV é propriedade do Fundo de Pensões dos trabalhadores beneficiários do regime privativo de previdência do banco.
O imóvel será cedido em regime de arrendamento, pelo que o BCV assume por conta do fundo as prestações mensais dos beneficiários até extinção das responsabilidades assumidas.
O acto de inauguração, que serviu também para homenagem aos ex-governadores, foi presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, enquanto quadro do BCV e governante, participou em diversas etapas da construção da nova, desde a parte organizacional, em 1993,e no lançamento da primeira pedra em 2017 e na inauguração, hoje.
Ulisses Correia e Silva manifestou a sua satisfação, afirmando que o BCV ganha uma nova sede “à dimensão da sua necessidade e do seu prestígio”, enquanto instituição de referência em Cabo Verde, e cujo percurso “se confunde com a história do País”, e “marca indelevelmente a soberania cabo-verdiana”, enquanto País independente.
Por outro lado, adiantou que a Cidade das Praia ganha um património com a assinatura de um “grande nome de arquitectura mundial”, o arquitecto Siza Vieira.
A obra foi construída à base de betão branco, um sistema que dispensa o uso exterior de pintura ou revestimento, aliando a função estrutural ao acabamento, sendo a mesma “única no País”.
Além da cave e do rés-do-chão, a infra-estrutura, que ocupa uma área de mais de 10 mil metros quadrados e custou cerca de dois milhões de contos, possui seis pisos e um terraço, igualando, em altura, a sede do edifício da Assembleia Nacional.
Contempla soluções particulares de segurança hoje exigidas a qualquer Banco Central, além de outras valências, designadamente, um moderno e bem equipado Data Center
O acto inaugural contou com a bênção do cardeal Dom Arlindo Furtado, bispo da diocese de Santiago.

Dans la même catégorie