MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

CEDEAO: Dois quadros cabo-verdianos vão ainda este ano integrar equipa do BIDC


  11 Mai      66        Economie (21003),

 

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) – Dois quadros cabo-verdianos vão ser seleccionados para, ainda este ano, integrar a equipa do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC), anunciou hoje o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.
O governante cabo-verdiano, que recentemente assumiu o cargo de presidente do Conselho dos Governadores desse banco regional, salientou que não faz sentido que o país esteja a presidir um órgão tão importante e não ter nem sequer um cidadão cabo-verdiano a trabalhar nessa instituição.
Este assunto esteve em cima da mesa durante a missão de cinco dias que o presidente do BIDC, George Agyekum Donkor, efectuou à Cabo Verde e que terminou hoje.
“Discutimos isso durante esses dias. Infelizmente não temos quadros cabo-verdianos no banco. Não faz sentido que eu seja presidente do conselho de governadores, que não haja nenhum cabo-verdiano a trabalhar neste banco. Portanto, é uma situação que tem de ser corrigida rapidamente e estamos de acordo e vamos nos próximos dias tentar seleccionar dois candidatos cabo-verdianos”, disse em conferência de imprensa conjunta para balanço da missão.
Olavo Correia explicou que a escolha vai recair sobre os candidatos com capacidade, ‘know-how’ e valências em áreas tecnológicas, económicas e financeiras e com motivação e bom nível em termos de grau académico e a nível linguístico.
“Portanto, ainda este ano, segundo nós acordamos durante esta missão, dois cabo-verdianos vão trabalhar no banco. Vamos receber os currículos e analisar juntamente com o Banco e tomar a decisão. Portanto, tem de ser pessoas com bom conhecimento técnico, económico e financeiro e estejam motivadas para esse desafio internacional e representar bem Cabo Verde e dar um bom contributo para o nosso banco”, sustentou.
A intenção do Governo, conforme indicou Olavo Correia, é que Cabo Verde tenha cada vez mais cidadãos ao nível de diversas instituições internacionais.
Em funções desde Janeiro de 2004, o BIDC é a primeira instituição regional de financiamento do investimento e desenvolvimento na África Ocidental e um instrumento eficaz na luta contra a pobreza, na criação de riqueza e na promoção do emprego tendo em vista o bem-estar das populações da região.
Tem sua sede em Lomé, no Togo, e intervém na forma de empréstimos directos de longo, médio e curto prazos, investimento de capital, concessão de linhas de crédito e estabelecimento de acordos-quadro de refinanciamento, operações de engenharia e serviços financeiros.

Dans la même catégorie