MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Amadeu Oliveira declara-se em “módulo de resistência” e diz esperar qualquer decisão da justiça


  26 Février      36        Politique (25374),

 

Cidade da Praia, 26 Fev (Inforpress) – O advogado Amadeu Oliveira disse hoje, na Cidade da Praia, que entrou em “módulo de resistência” e que doravante está à espera de qualquer decisão da justiça Amadeu Oliveira, acusado de 14 crimes de ofensa e injúria contra os juízes do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tomou essa decisão depois de se negar a comparecer perante os juízes do STJ no julgamento de Arlindo Teixeira.
“Podem mandar prender-me novamente, a partir de agora declaro-me resistente. Vou resistir, entro em módulo de resistência, podem pôr-me numa cela, sem casa de banho e sem lençol, como fizeram antes”, disse Amadeu Oliveira em declarações à imprensa.
Antes disso, Amadeu Oliveira saiu da sala de julgamento no Palácio da Justiça para defender, no Supremo Tribunal de Justiça Arlindo Teixeira, cujo julgamento estava agendado para às 10:00.
“Quando cheguei, às 08:30, a juíza queria meter-me numa sala pequena e não aceitei porque o julgamento é feito em nome do povo”, justificou Amadeu Oliveira, apontando que saiu da sala porque a juíza – que não estava presente não tomou uma decisão em tempo útil pelo que, conforme fundamentou, se encaminhou para o julgamento de Arlindo Teixeira, no Supremo Tribunal de Justiça.
Acrescentou ainda que o julgamento só tem validade se for audiência pública contraditória, o que segundo ele, pressupõem a presença do povo.
No Supremo Tribunal de Justiça, onde o julgamento de Arlindo Teixeira estava agendado para às 10:00, Amadeu Oliveira foi chamado a entrar sozinho e mais uma vez não aceitou exigindo a presença dos seus advogados e mais cinco cidadãos.
“A Constituição diz que o povo tem direito a assistir a audiência e por isso não aceito ser julgado em segredo e nem permito que Arlindo Teixeira seja julgado em segredo. No mínimo deviam permitir que eu entrasse com os advogados”, sublinhou Amadeu Oliveira, defendendo “que a justiça não é dos juízes e que é feita em nome da representação do povo.”
Amadeu Oliveira é acusado de 14 crimes de ofensa e injúria contra os juízes do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos e Fátima Coronel, sendo que a defesa de Amadeu Oliveira e a juíza Ivanilda Varela não se entendem, já que o arguido insiste que a magistrada não tem competência para prosseguir com o seu julgamento.
Esta quarta-feira, 24, em conferência de imprensa, Amadeu Oliveira afirmou que o objectivo do STJ é o de “branquear todas as falhas e fraudes cometidas” durante esse processo de Arlindo Teixeira, já que o mesmo ficou preso durante dois anos e oito meses depois de condenado a 11 de cadeia, e caso venha a ser absolvido agora será o reconhecimento dos erros cometidos.
O emigrante Arlindo Teixeira que veio de França, em Junho de 2015, para passar 45 dias de férias, acabou por ser envolvido num crime e depois condenado a 11 anos de prisão pelo Tribunal da Ribeira Grande, Santo Antão.
OM/HF
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie