MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Angola agradece apoio da Zâmbia no protocolo de Lusaka


  22 Novembre      63        Politique (25374),

 

Lusaka, 22 de Novembro (ANGOP) – O Estado e povo de Angola são eternamente gratos pelo apoio prestado pela Zâmbia em todo o processo que culminou com a assinatura do Protocolo de Paz de Lusaka, entre o Governo e a UNITA, declarou o embaixador angolano naquele país.
Azevedo Francisco expressou este sentimento, nesta quinta-feira (21), durante uma audiência que lhe foi concedida, a propósito do 25º aniversário do Protocolo de Luzaka, assinalado a 20 deste mês, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros zambiano, Joseph Malanji.
“Embora a sua implementação tenha sido sofrível, as negociações de Lusaka se constituíram numa das principais referências para os entendimentos de Luena em 2002”,  disse o diplomata.
Por isso, o embaixador agradeceu o acolhimento e toda a paciência que os zambianos tiveram em apoiar um processo negocial bastante longo e complexo.
Por seu lado, o chefe da diplomacia zambiana, Joseph Malanji, agradeceu o gesto de Angola e lembrou que, enquanto países vizinhos e partilhando a mesma fronteira e culturas, a Zâmbia apenas cumpriu o seu papel.
Realçou que o seu país, ao longo da sua trajectória histórica, sempre apoiou os esforços de emancipação política dos povos africanos, com realce para a luta contra a opressão colonial, pelo que, disse o governante, “a Zâmbia se orgulha de ter podido ajudar um país irmão”.
O Protocolo de Paz de Lusaka foi assinado a 20 de Novembro de 1994, na capital da Zâmbia, depois de vários anos de complexas negociações entre o Governo de Angola e a UNITA.
Rubricaram o documento, pelo Governo, o então ministro das Relações Exteriores, Venâncio de Moura e pela UNITA, o seu secretário-geral, na época, Eugénio Manovakola.
O desrespeito aos acordos viriam a desembocar numa nova escalada de violência, que viria a terminar em 04 de Abril de 2002, com a assinatura do Protocolo de Luena, que, definitivamente, deu por findo o conflito armado angolano.
Por ocasião da data, a Missão Diplomática de  Angola na Zâmbia organizou uma cerimonia de confraternização com figuras que, do lado zambiano, testemunharam a deram o seu contribuído no processo de negociações.

Dans la même catégorie