MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Autoestrada Aeroporto-Safim/Populares consideram de “insuportáveis” as poeiras que resultam das obras em curso


  30 Janvier      89        Infrastructure (727),

 

Bissau, 30 Jan 23 (ANG) – Os populares do setor de Safim bloquearam a estrada no último fim de semana  exigindo que seja regada a estrada  de modo à evitar poeiras “insuportáveis”” que resultam das obras de auto-estrada em curso naquela zona da periferia da capital Bissau.

Na manhã do dia 28, os populares do setor de Safim, em protesto  bloquearam a estrada para pressionar a empresa responsável pela obra a regar o troço aeroporto-Safim várias vezes durante o dia.

Segundo a RSM, os populares dizem que a  poeira que diariamente inspiram “é  “insuportável” e que no período da tarde tem reduzido a  visibilidade na zona.

Os protestos, segundo a RSM, terão começado por volta das 06  da manhã, com colocação de pneus e troncos de árvores nas estradas impedindo a circulação de viaturas até a intervenção das forças da Ordem.

Depois de três horas de reivindicação, a estrada foi desbloqueada e as autoridades policiais mantiveram um encontro com a autoridade local fim do qual   se chegou ao acordo de que,  a partir desta segunda-feira(30), a estrada vai ser regada por várias vezes ao dia.

Citado pela RSM, Elías João Pereira, representante dos jovens, disse que antes da manifestação enviaram várias cartas manifestando  desagrado em relação à poeira na estrada, mas que não tiveram nenhuma resposta.

Elías reiterou  que não estão contra a construção, mas sim  preocupados com a segurança  e a saúde das pessoas, e  cita os casos de acidentes verificados envolvendo crianças, que para a escola são obrigados a levar duas camisas: uma para a poeira sujar e outra para usarem na escola.

“Não estamos contra a construção da estrada, mas se ficarmos doentes  quem vai andar nessas estradas, porque na verdade corremos o risco  de contrair várias doenças”, sustentou Elías Pereira.

“Estamos contentes com esta obra porque se terminar seremos nós os maiores beneficiários. Mas, não estamos de acordo com a forma como nos estão a tratar. Na semana passada houve acidentes envolvendo duas crianças. Estamos com medo porque podemos contrair outras doenças”, disse outra moradora da zona envolvida pelas obras de construção da auto-estrada Aeroporto-Safim.

A Rádio Sol Mansi falou igualmente com o administrador local, Abubacar Biai que explicou  que  mantiveram vários encontros com as autoridades competentes com vista à solucionar o referido  problema, mas que não surtiu efeito.

“Os populares têm toda a razão, o que fizeram é uma verdadeira cidadania. Nós já tentamos quatro vezes resolver esta situação, mas depois desta reivindicação hoje, recebemos informações de que o governo ordenou que começassem a regar a estrada ainda hoje”, afirmou Abubacar Biai.

Dans la même catégorie