MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Brava: CEFP pretende trazer formações de nível I para beneficiar jovens com escolaridade inferior ao 8º ano


  11 Février      26        Education (7138),

 

Nova Sintra, 11 Fev (Inforpress) – O director do Centro de Emprego e Formação Profissional da região Fogo e Brava (CEFP) disse que pretendem trazer cursos do nível I para a ilha Brava como forma de beneficiar e qualificar jovens que não completaram o 8º ano.
Em declarações à Inforpress,esta quarta-feira, António Cardoso avançou que já possuem em agenda duas opções de formações, nomeadamente “Pintura de construção civil” e a “Carpintaria”.
Segundo a mesma fonte, o intuito é “atender as necessidades específicas da ilha, sobretudo para um segmento da população que não completou o 8º ano e que ficam sem a possibilidade de fazer uma formação de nível mais alto”.
Em relação à carpintaria, este responsável sublinhou que na Brava, há algo nesta área de “tradição muito forte” que querem resgatar.
“Queremos resgatar os mestres artesãos construtores de barcos, porque a Brava já foi uma ilha referência no Atlântico de construção e reparação naval”, disse António Cardoso.
Realçou que esta potencialidade ainda se encontra na Brava, só que adormecida. E antes que os mestres construtores desapareçam fisicamente, pretendem aproveitar estes conhecimentos e aproveitá-los para fazer a construção de barcos e botes nas “dimensões certas”, que não entram em conflitos com a lei.
“Pensamos construir botes com mais de 6 metros, equipados com equipamentos de segurança, de localização e com equipamentos de salva-vidas para que os pescadores e todos aqueles que ganham o seu dia-a-dia no mar possam fazê-lo com a segurança garantida”, enfatizou.
Para este responsável, esta é uma forma que o CEFP encontrou juntamente com parceiros locais na Brava para permitir que a ilha tenha um certo patamar de desenvolvimento, à semelhança de outras ilhas e municípios.

Dans la même catégorie