APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking

Comissão interministerial certa de que vai cumprir prazos de elaboração do relatório de revisão periódica universal


  31 Mars      12        Droits de l'Homme (671),

 

Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) – O secretário-executivo da Comissão Interministerial para Elaboração dos Relatórios Nacionais dos Direitos Humanos disse hoje que a organização acredita que Cabo Verde conseguirá cumprir os prazos de elaboração do relatório de Revisão Periódica Universal (UPR).

João Duarte falava à imprensa à margem de um encontro de socialização das recomendações da Revisão Periódica Universal (UPR), que aconteceu hoje na sala de conferências do Palácio do Governo.

“O País enquanto Estado democrático, as instituições funcionam e o país têm assinado vários protocolos e ratificado convenções internacionais, regionais e a cada instrumento assinado, ou ratificado impõe ao país a obrigação de relatar, de apresentar relatórios relativamente às convenções e aos protocolos assinados ou ratificados”, disse.

Segundo João Duarte, Cabo Verde tem feito um “grande esforço” no sentido do cumprimento deste desiderato, que tem a ver com a apresentação dos relatórios, e, é na linha desta preocupação que o Governo, que criou a comissão interministerial para elaboração de relatórios dos direitos humanos que já está a trabalhar.

“A realização deste ateliê é a prova de que as coisas irão melhorar com o trabalho conjunto da Comissão e interministerial. Este ateliê tem por finalidade refletir sobre o mecanismo da revisão periódica universal e sensibilizar os representantes das diversas instituições implicadas no processo de elaboração dos relatórios para um profundo engajamento com a Comissão Interministerial no sentido de sensibilizar as instituições para colaborarem com a referida comissão disponibilizando as informações solicitadas para podermos estruturar cada relatório”, explicou.

Neste momento,  afirmou João Duarte, está em causa “com o maior grau de priorização” o relatório de revisão periódica universal, cujo prazo de apresentação ou de submissão é o dia 7 de Agosto.

“Mas, a comissão elaborou um plano de acção que está a cumprir. Neste momento estamos a seguir à risca o cronograma definido para este relatório e este atelier surge, exactamente, na sequência da elaboração deste relatório”, frisou.

João Duarte prosseguiu afirmando ainda que, para além de sensibilizar, quer-se com este atelier de socialização pedir toda a colaboração das instituições, uma vez que que sem o envio das informações solicitadas não será possível estruturar o relatório.

“A comissão interministerial tem por missão monitorar todo o processo de elaboração dos relatórios, mas as informações terão que sair, terão que partir das diversas instituições implicadas.  Estamos em crer que conseguiremos cumprir os prazos, mas para tal as instituições terão de corresponder em tempo útil”, frisou.

Não correspondendo, relembrou, não haverá como estruturar o relatório, mas, por outro lado, disse acreditar que “as pessoas são responsáveis e as instituições existem para servir ao país” e que, por isso, irão corresponder atempadamente.

Dans la même catégorie