ANP Le parti RPP Farilla investit Alma Oumarou candidat aux élections présidentielles 2020 -2021 ANP Niger : Le journaliste écrivain Salou Gobi investi candidat à la présidentielle 2020-2021 AGP Gabon : L’archevêque Jean Baptiste Moulacka arrêté puis relaxé après 2 heures dans un commissariat ANGOP Covid-19: Angola regista 46 novos casos APS MÉDINA BAYE : ANSAROU DINE RENOUVELLE SES ENGAGEMENTS AU NOUVEAU KHALIFE APS UN OFFICIEL DÉCLINE ‘’SEPT ACTIONS’’ POUR LE DÉVELOPPEMENT DU TOURISME EN MILIEU RURAL APS EDOUARD MENDY ENRICHIT SES ANCIENS CLUBS (MÉDIA) APS LE PROJET DU MUSÉE-MÉMORIAL ’’LE JOOLA’’ PRÉSENTÉ AUX CHEFS COUTUMIERS DU KASSA AGP Gabon : Le CLR installe les nouveaux responsables dans la Noya MAP Kenya: Saisie à Juja de 700 kilogrammes de cannabis et arrestation de cinq trafiquants

Covid-19: Jorge Carlos Fonseca convoca Conselho da República para 28 de Setembro para avaliar situação do País


  11 Septembre      3        Santé (7464),

   

Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – O Presidente Jorge Carlos Fonseca vai reunir o Conselho da República, no dia 28 de Setembro, para reflectir e avaliar a situação da covid-19 no País, sobretudo a questão da saúde, economia e educação.

Numa publicação na sua página oficial, Jorge Carlos Fonseca anunciou o encontro, numa altura em que Cabo Verde regista um acumulado de 4.557, 43 óbitos e 3.993 recuperados.

Terá lugar no dia 28 do corrente mês a reunião do Conselho da República, órgão (constitucional) político de consulta do Presidente da República, para informação, reflexão e avaliação da situação decorrente da epidemia covid-19 no país (saúde, economia, educação)”, informou o Chefe do Estado.

Em declarações à imprensa no dia 28 de Agosto, Jorge Carlos Fonseca tinha dito que ia convocar o Conselho da República para a troca de informações, além de uma “reflexão mais alargada”, para que o Presidente da República esteja mais habilitado a ter uma “visão concreta e mais rica” sobre a situação da pandemia.

Na altura, garantiu à imprensa que, provavelmente, para este Conselho da República, vai convidar personalidades que não são membros deste órgão consultivo do Chefe de Estado, nomeadamente o ministro da Saúde, o director nacional da Saúde e outras autoridades cabo-verdianas.

No final de Março, o Presidente da República convocou uma reunião do Conselho da República para auscultar aquele órgão consultivo sobre a declaração de estado de emergência para travar a progressão da pandemia de covid-19.

Jorge Carlos Fonseca acabaria por declarar o estado de emergência, pela primeira vez na história do país, por um período inicial de 20 dias que foi sendo renovado, diferenciado por ilhas, até finais de Maio.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 904 mil mortos e quase 28 milhões de casos de infecção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Dans la même catégorie