APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre) MAP La Namibie découvre un gisement pétrolier de plus 10 milliards de barils MAP Burkina Faso : une soixantaine de terroristes neutralisés par l’armée dans l’est du pays APS SENEGAL-UNIVERSITE-PARTENARIAT / Signature d’une convention entre l’UCAD et le complexe Ahmadoul Khadim de Touba APS SENEGAL-ADMINISTRATION-FORMATION / Lutte contre les crimes financiers : l’ONRAC et le CFJ mutualisent leurs actions ANP Niamey :La Fifa inspecte les installations du centre technique de la Fenifoot ANP Rabat : Création du Réseau des Journalistes Fact-Checkers des Agences de Presse Africaines (RJF-FAAPA) MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM

Desporto/Basquetebol: Ouvir histórias de pioneiros ajuda a consolidar a modalidade – ministro


  25 Octobre      32        Sport (12733),

 

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse hoje que ouvir histórias de atletas e equipas (Praia e São Vicente) pioneiros de basquetebol em Cabo Verde ajuda a consolidar a modalidade no arquipélago.

O governante falava durante a sessão de homenagem aos atletas e equipas, da Praia e de São Vicente, pioneiros de basquetebol em Cabo Verde no período entre 1972 a 1975, no Palácio do Governo, numa iniciativa que enquadra também um Torneio Internacional de Basquetebol – Veteranos a acontecer na cidade da Praia, de 25 a 27 deste mês.

A actividade foi organizada pela Associação Veteranos da Praia em basquetebol. Entre os homenageados, total de 33, estiveram, por exemplo, o vereador da Câmara Municipal da Praia, António Silva (Tober) e o jornalista da Inforpress Franklin Palma.

“Ouvir as vossas histórias ajuda a consolidar a modalidade. Enquanto governo temos todo o interesse que a história do desporto seja muito bem contada, porque nós queremos heróis verdadeiros. Há muita gente que, eventualmente, não seja tão herói e há muitos heróis que estão escondidos”, disse.

Para Fernando Elísio Freire, é desta forma que o país se valoriza, ou seja, “valorizando os seus homens”.

“As gerações são formadas assim, pessoas que na base fizeram as coisas, trabalharam e lutaram para que uma determinada modalidade, neste caso o basquetebol, se afirmasse hoje em Cabo Verde”, acrescentou.

Quanto à homenagem de hoje, Fernando Elísio Freire afirmou que esta a “toca muito”, pessoalmente.

Ainda no seu discurso, o também ministro do Estado, destacou a vontade e a forma como os veteranos contribuíram, no início dos anos 80, de uma forma muito genuína para o basquetebol.

Aliás, recordou, que nesta época que surgiu a primeira selecção que foi para a Mauritânia.

“Foi a primeira vez que também ouvi falar de Mauritânia. É por causa do basquete”, frisou o ministro do Desporto, completando que a partir dali viu-se que o basquete “explodiu praticamente” em Cabo Verde, com vária competições e vários jogadores começaram a surgir.

Fernando Elísio Freire reconheceu ainda que, a partir dos anos 80, o basquetebol foi a modalidade que mais fez trabalho elaborado para se afirmar em Cabo Verde.

“Enquanto o futebol tem uma afirmação espontânea, o basquetebol, de facto, tem um trabalho feito nas escolas de promoção que ajuda, efetivamente, a sua afirmação”, disse.

Falando em nome dos homenageados, o representante de São Vicente, Emanuel St Aubyn, agradeceu o gesto da associação e do Governo, mas realçou sobretudo, o reconhecimento das pessoas nas ruas.

“As palavras vindas do público é que é, de facto, um reconhecimento muito importante que nós temos que interiorizar e dar valor”, disse.

Por seu turno, o representante da Associação Veteranos da Praia em basquetebol, José Semedo, afirmou que a homenagem chegou em boa hora e aproveitou a ocasião para pedir que os homenageados exerçam as suas influencias em prol do desenvolvimento da modalidade no país.

Dans la même catégorie