MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: Primeira-dama diz que é preciso estar alerta aos primeiros sinais


  12 Septembre      49        Santé (15387), Société (45143),

 

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – A primeira-dama, Debora Carvalho, disse este sábado que todos podem tomar medidas para evitar um caso de suicídio, sublinhando a necessidade dos familiares, amigos, colegas e a sociedade no geral estar alerta aos primeiros sinais.
“Nós, quando lemos os vários os relatórios, os estudos dos profissionais que lidam com o suicídio, dizem que quase sempre antes de cometer o suicídio a pessoa dá sinais. E o que eu vou notando na sociedade cabo-verdiana é que há uma necessidade de falarmos mais, de ouvir mais as pessoas, estarmos mais atentos”, disse.
Debora Carvalho, que falava aos jornalistas no âmbito da realização de “um dia de inclusão na Presidência da República”, promovido no quadro da Semana da Inclusão, quando foi instada a falar sobre o assunto, defendeu a necessidade também de trabalhar para fazer com que as pessoas em situação de dor e falta de esperança recuperem o sentido da vida.
“Passamos esses anos de pandemia e de isolamento. Isso também contribuiu para o aumento do suicídio. Muitas vezes o que acontece é que as pessoas perdem o sentido da vida e é preciso recuperar, dar esta opção às pessoas de se amarem mais, ter um propósito de vida… Eu acredito que se nós, enquanto seres humanos, estivermos mais atentos ao que se passa ao nosso lado, vamos poder certamente evitar esses casos”, salientou.
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, assinalado anualmente em 10 de Setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.
Este ano tem como tema “Criando esperança através da acção”, reflectindo a necessidade de uma acçãocolectiva para lidar com essa questão urgente de saúde pública.
“Todos nós – familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos – podemos tomar medidas para prevenir o suicídio na Região”, realça a OMS.

Dans la même catégorie