ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts MAP Guinée: 16 morts et 52 blessés dans un accident de la route MAP La 15ème Conférence islamique au sommet, les 4 et 5 mai à Banjul

Economia/Governo lança Fundo de Promoção de Desenvolvimento Económico


  28 Septembre      79        Economie (21001),

 

Bissau,28 Set 22(ANG) – O Governo procedeu hoje ao lançamento do Fundo de Promoção e Desenvolvimento Económico(FPDE), denominado “Nô Kumpu Terra”, em parceria com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO).
No seu discurso no ato, o ministro da Economia, Plano e Integração Regional disse tratar-se de uma iniciativa da CEDEAO, abraçado pelo Governo, através do pelouro que dirige e que visa entre outros objetivos, combater a pobreza e reforçar o empreendedorismo no país.

José Carlos Varela Casimiro disse que a ideia da criação da FPDE, inicialmente apelidado de Fundo Social, foi apresentado ao Governo pela CEDEAO, em 2018, e após algumas reflexões técnicas internas sobre a sua pertinência e oportunidade, o executivo concordou com a sua criação.

“Esta decisão do Governo decorre de um diagnóstico profundo realizado da situação económica e social do nosso país e consequentemente da imperiosa necessidade de criar condições\ necessárias para assegurar a melhoria dos indicadores económicos e socais nacionais”, salientou.

Para oficialização dessa iniciativa, prosseguiu José Casimiro Varela, o Governo da Guiné-Bissau aprovou em Março de 2022, o Decreto-Lei número 12/2021, que cria oficialmente o Fundo de Promoção e Desenvolvimento Económico, iniciando assim as suas atividades a partir desse momento.

“O Fundo, que ora procedemos ao seu lançamento, enquadra-se na visão estratégica do Governo e nas prioridades definidas no Plano Nacional de Desenvolvimento(2021-23), mais especificamente no eixo-reforço da economia, promoção do crescimento e do emprego”, disse o governante.

O titular da pasta da Economia, Plano e Integração Regional disse esperar que a implementação do Fundo no país contribua significativamente, na produção e no aumento da riqueza nacional, no aumento do rendimento das famílias guineenses e na redução da pobreza.

Acrescenta que, para a concretização da iniciativa, o Governo conta com apoios da CEDEAO que contemplam o ,acompanhamento nas reflexões e na mobilização de recursos, e um apoio financeiro no valor de 300 milhões de francos cfa.

A cerimônia do lançamento do Fundo de Promoção e Desenvolvimento Económico foi presidido pelo vice Primeiro-ministro e coordenador para Área Económica, Soares Sambú, que não interveio no ato.

Dans la même catégorie