MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Eleição na FFGB/Paulo Mendonça desiste da corrida à presidência da organização


  29 Septembre      65        Politique (25374),

 

Bissau,29 Set.20(ANG) – O candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Paulo Mendonça, anunciou na tarde de segunda-feira, ,a sua desistência da corrida ao cargo do organismo que dirige o futebol guineense .

Mendonça disse que fê-la através de uma carta endereçada à Comissão Eleitoral que organiza as eleições, no dia 30 deste

mês.
Na carta entregue por volta das 13 horas, citada pelo jornal o Democrata Mendonça justifica a decisão com o que diz serem “incongruências, falta da transparência e de coerência na administração e organização do processo eleitoral”, e que, segundo a sua versão, “violam os estatutos e o regulamento eleitoral”.

Em conferência de imprensa realizada na sede do Sport Bissau e Benfica, Paulo Mendonça mostrou-se insatisfeito com a decisão da Comissão Eleitoral de readmitir a candidatura de Carlos Teixeira “Caíto”, que chegou de desistir da corrida a favor do presidente cessante ,Manuel Irénio Nascimento Lopes(Manelinho).

Criticou também a persistência da comissão em realizar a assembleia-geral na sede da FFGB, situada no Alto Bandim, em Bissau, porque “no passado, o Alto Comissariado de Luta contra a Covid-19 alegou que o espaço não reunia as condições para o cumprimento das regras do distanciamento social”.

“Diversas vezes tentei mostrar aos membros da comissão que devem ser isentos e transparentes, mas não foi o caso. Infelizmente, readmitiram a candidatura de uma pessoa que tinha desistido, por isso, eu acho que esta decisão é anti-estatutária e não posso participar naquele ato”, explicou.

Preocupado com a situação, Mendonça, que foi dirigente desportivo e antigo membro do Comitê Executivo da FFGB, entende que a comissão tinha todas as condições para organizar o processo eleitoral fora das instalações do órgão, permitindo assim total transparência à volta do ato.

Questionado pelo O Democrata sobre a possibilidade de o coletivo dos cinco candidatos protestarem na instância judicial para inviabilizar o ato marcado para o dia 30 de setembro, Mendonça diz não ter informações sobre essa alegada pretensão.

Mendonça denunciou o envolvimento da classe política no processo eleitoral para escolher o sucessor do presidente cessante da FFGB, sem mencionar nomes das pessoas a que se refere.

O dirigente desportivo fez lembrar ao executivo que tem obrigação de coabitar com qualquer candidato eleito pelos associados e clubes filiados no órgão, a fim de trabalharem para o desenvolvimento de futebol nacional.

Sobre a possibilidade de apoiar um dos candidatos do coletivo, Mendonça mostrou-se aberto neste sentido.

O ato eleitoral está marcado para amanhã, quarta-feira, 30 de Setembro na sede da fFFGB. Com a desistência de Mendonça restam cinco candidatos: António Patrocínio, Benelívio Cabral Nancassa Ínsali, Carlos Teixeira (Caíto) Fernando Tavares (Bené) e Mutaro Bari.

Dans la même catégorie