MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Finanças/FMI vai retomar programa financeiro com a Guiné-Bissau suspenso há quatro anos


  21 Juin      134        Economie (20995), Finance (1503),

 

Bissau,21 Jun 22(ANG) – O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional(FMI), autorizou a retoma do seu programa financeiro com a Guiné-Bissau, no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado(ECF), suspenso há quatro anos.

Em conferência de imprensa realizada, segunda-feira, em reação a decisão do FMI, o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam disse que, esta organização havia cortado relações com a Guiné-Bissau depois do lançamento do “turbulento” programa de resgate.

“Era preciso lutar para conseguir o regresso do Programa com o FMI. E isso, dependia da nossa performance, enquanto Governo”, salientou o primeiro-ministro.

Nabiam adiantou que, não obstante a crise sanitária provocada pela Covid-19, que tiveram  logo que enfrentar, o Governo conseguiu assegurar as condições mínimas de funcionamento do aparelho de Estado e da economia.

Informou que, em 2020, o país registou um crescimento do Produto Interno Bruto(PIB) de 1,5 por cento e em 2021 de cerca de 6,5.por cento.

“Estamos aqui hoje, para vos anunciar com muita honra, que o Conselho de Administração do FM, que há seis anos, não apreciava nenhum dossiê da Guiné-Bissau, por razões atrás referidas, acaba de aprovar dois dossiês importantes sobre o país, nomeadamente os Relatórios de avaliação de execução do Programa de Referência(SMP), acordado em julho de 2021 e o de Avaliação feita ao abrigo do Artigo IV do FMI”, disse.

Nuno Gomes Nabiam disse que, com este passo, está aberto o caminho para se iniciarem as negociações para um Programa Financeiro com o FMI ao abrigo de Facilidade de Crédito Alargado (FCA).

O primeiro-ministro garantiu que já estão asseguradas as bases rumo ao desenvolvimento de forma sustentada e duradora, do país pois segundo ele, ainda no decurso deste ano, a Guiné-Bissau irá beneficiar de « apoios importantes e necessários para financiar o seu desenvolvimento.

“Destacamos, entre outros e desde já, o financiamento eminente do Banco Mundial, no valor de 70 milhões de dólares para a realização da estrada Safim/Mpack”, disse o chefe do Governo de iniciativa presidencial.

Dans la même catégorie