APS LÉGÈRE HAUSSE DES NOUVEAUX CAS DE COVID-19 AIP Côte d’Ivoire-AIP/ L’Evêque du diocèse de Gagnoa exhorte les fidèles de Lakota à la paix GNA Special Voting takes off smoothly in Amansaman, other constituencies in Accra APS COMMERCIALISATION ARACHIDIÈRE : L’USINE DE LA SONACOS À ZIGUINCHOR DANS L’ATTENTE DE SES PREMIÈRES GRAINES APS ZIGUINCHOR : DES OUVRAGES SOCIAUX FINANCÉS PAR ABOU DHABI ANNONCENT DES INVESTISSEMENTS PLUS IMPORTANTS GNA Special Voting delays for nearly an hour in Tema West GNA NGO launches project to promote good sanitation and hygiene practices AIP Côte d’Ivoire-AIP/ La présidente de la mutuelle de Boyo visite la parcelle de terre octroyée aux femmes du village AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Une coopérative agricole fait don de matériels médicaux à l’hôpital général de Bonon AIP Côte d’Ivoire-AIP/Le ministre Moussa Sanogo invite les populations du Bafing à renforcer la paix et le vivre ensemble

Lançado Guia de Financiamento para orientar jovens na procura de financiamento


  5 Novembre      14        Economie (10403),

   

Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) – O Programa de Apoio ao Emprego Empregabilidade e Inserção (Jov@Emprego), em parceria com o Business Incubation Center (BIC), lançou hoje na Praia o “Guia de Financiamento”, uma ferramenta para orientar os jovens na procura de financiamento para seus projectos.
Segundo a coordenadora do Programa Jov@emprego, Dinaestela Curado, esse guia surge da necessidade de disponibilizar aos jovens uma fonte de consulta, onde estão reunidas diferentes informações e ferramentas existentes no mercado cabo-verdiano, de modo possibilitar-lhes uma melhor tomada de decisões, tendo em conta as condições oferecidas pelo ecossistema e, com isso, contribuir para facilitar o acesso ao financiamento.
“O Guia de financiamento é bastante importante porque resume num único documento todas as ferramentas, todos os instrumentos que já foram colocados à disposição e que existem no ecossistema nacional no sentido de os jovens terem acesso ao financiamento”, explicou.
Fornece ainda um conjunto de informações sobre como podem constituir as suas empresas e que opções e alternativas devem tomar na criação e financiamento dos seus negócios e suas empresas.
Igualmente foi lançado o site www.financiamento.cv, que, além de disponibilizaras informações constantes do guia, pretende ser uma ferramenta para a interacção com os jovens e, ao mesmo tempo, para complementar as informações de forma actualizada.
“Como vocês sabem, o guia está sendo feito num determinado contexto, existe já um conjunto de produtos que foram lançados no mercado para efeitos de acesso ao financiamento dos jovens, mas estes produtos podem alterar-se, podem evoluir e amanhã podemos precisar de ter informações actualizadas para passar aos jovens”, explicou.
“Inclusivamente pretendemos fornecer às jovens informações para que possam esclarecer as dúvidas a existir no quadro do processo de criação, desenvolvimento e expansão da própria empresa”, acrescentou.
O Guia é composto por 11 capítulos e foi concebido com uma linguagem bastante clara e objectiva. Dinaestela Curado acredita que essas duas ferramentas vão ajudar, sobretudo as micro e pequenas empresas, a ultrapassarem o problema do financiamento e, ao mesmo tempo, desenvolver o empreendedorismo jovem em Cabo Verde.
“Nós temos, por exemplo, a decorrer o maior concurso nacional de plano de negócios que é a ‘start up challenge’. Neste momento já temos 134 planos de negócios elaborados. Tratando-se de um concurso, aqueles que ganharem vão ter apoio na implementação dos seus projectos, mas os outros vão ter de correr atrás de financiamento e com esse guia será uma batalha mais fácil”, disse.
O acto de lançamento do Guia de Financiamento e do ‘site’ foi testemunhado pelo representante do PNUD, Opia Kumah, pelo encarregado de Negócios do Grão-Ducado do Luxemburgo, Thomas Banbancey, e pelo secretário de Estado da Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes.

Dans la même catégorie