MAP Burkina Faso : une soixantaine de terroristes neutralisés par l’armée dans l’est du pays APS SENEGAL-UNIVERSITE-PARTENARIAT / Signature d’une convention entre l’UCAD et le complexe Ahmadoul Khadim de Touba APS SENEGAL-ADMINISTRATION-FORMATION / Lutte contre les crimes financiers : l’ONRAC et le CFJ mutualisent leurs actions ANP Niamey :La Fifa inspecte les installations du centre technique de la Fenifoot ANP Rabat : Création du Réseau des Journalistes Fact-Checkers des Agences de Presse Africaines (RJF-FAAPA) MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais

Literatura: “Mornas eram as noites” é a oitava obra reeditada pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde


  5 Février      16        Arts & Cultures (3085),

 

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – O livro “Mornas eram as noites”, da escritora Dina Salústio, a ser apresentado , é a oitava obra reeditada pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) no âmbito do programa da reedição dos clássicos.
Segundo adiantou à Inforpress esta quinta-feira a curadora da BNCV, Adelaide Monteiro, a apresentação desta reedição será feita através de uma “dinâmica de leitura” pelos alunos do 8º ano, 9º ano e 10º anos do liceu Cónego Jacinto, na Biblioteca Nacional, na Várzea.
“Vamos proporcionar um momento de conversa e de interação entre a escritora, os alunos e os professores. Esta é a oitava reedição que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, está a fazer”, disse, informando que foram impressos 500 exemplares de “Mornas eram as noites”.
Esta colectânea de 35 contos, que aborda, maioritariamente, personagens, quotidianos e problemáticas femininas no arquipélago, foi publicada em 1994 e valeu à autora o Prémio de Literatura Infantil de Cabo Verde.
Até este momento, no âmbito do programa da reedição dos clássicos, já foram reeditados os livros “Poesia, Contos, Teatro”, “Pelos Jornais” e “Viagens Tormentos Cartas Postais”, de Eugénio Tavares, “Os Flagelados do Vento Leste” e “Chuva Braba”, de Manuel Lopes, “Famintos”, de Luís Romano, e “Chiquinho”, de Baltasar Lopes.
Sendo que, segundo Adelaide Monteiro, as obras dos escritores cabo-verdianos, que estão esgotadas, têm de estar disponíveis no mercado, a BNCV vai continuar este processo de reedição, de acordo com a disponibilidade financeira.
Para já, adiantou, o próximo da lista é “Noite de Vento”, de António Aurélio Gonçalves, previsto para ser lançado no próximo dia 12.
A reedição dessas obras, de acordo com uma nota de imprensa, é o compromisso assumido pelo Governo da IX Legislatura para a promoção do livro, da leitura e da literatura cabo-verdiana.
Ainda, sublinhou, é uma política adoptada para incentivar a literacia em Cabo Verde.

Dans la même catégorie