MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Ministro declara que Centro de Hemodiálise não pode estar no Hospital Simão Mendes


  26 Juillet      61        Santé (15383),

 

Bissau, 26 Jul 22 (ANG) – O ministro da Saúde Pública afirmou que o futuro Centro de Hemodiálise não pode estar num hospital como o Simão Mendes, devido à riscos de infeção que acarreta.
Dionicio Cumba falava hoje em entrevista à Agência de Notícias da Guiné(ANG), sobre as expectativas de o país dispor de um Centro de Hemodiálise, há muito aguardado.

« A ideia que temos é que o futuro Centro de Hemodiálise não pode estar dentro de um hospital como o Hospital Nacional Simão Mendes, porque o risco de infeção que um paciente de hemodiálise vai ter no espaço onde circula é muito alto”, disse.

O que se pode fazer, segundo Cumba, no hospital Simão Mendes e nos seus potenciais serviços, onde haja doentes com insuficiência renal aguda, é arranjar uma sala com camas que têm cadeiras de hemodiálise, nomeadamente nos Serviços de Urgência, de Cirurgia, Medicina Interna e outros.

O governante disse que o Centro tem que estar fora do Simão Mendes com estrutura própria e construido de raiz. “E ao lado do centro, ter uma residência para os doentes que saem de regiões do interior dso país, em estado agúdo e que não têm família em Bissau para fazerem seus percursos de hemodiálise”, acrescentou.

Dionísio Cumba sublinhou que o resultado final da Hemodiálise leva ao transplante de rins , o que, segundo as suas palavras, a Guiné-Bissau está longe de chegar, porque exige um conjunto de intervenções que têm que ser feitas antes do processo de transplante, sobretudo no que toca com o cadáver ou as pessoas em vida, onde a mãe pode dar para filho ou vice versa, caso são compatíveis.

Cumba disse que o projeto vai levar ainda um pouco de tempo para se concretizar, porque tem que ser criadas as condições básicas em termos logísticos e de infraestruturas.

Para o funcionamento do Centro propriamente dito, Dionísio Cumba realçou que tudo vai depender de financiamento, frisando que, em termos de formação dos técnicos, não deve haver grandes problemas e diz que pode durar cinco ou seis meses, para formar os enfermeiros que vão trabalhar no Centro de Hemodiálise, e para médico neurologista, um ano.

« Durante o encontro que vamos ter com a missão da Agência de Cooperação Brasileira, cuja chegada está prevista para 01 de Agosto, vamos perceber a disponibilidade do Brasil, em termos de financiamento do Centro e apartir daí poderemos ver qual será a dimensão do Centro e se o financiamento vai nos permitir tê-lo”, explicou.

Segundo o ministro da Saúde já foi identificado um espaço, em Antula, para construção de raiz do referido Centro.

“O importante neste momento é prevenir-se de todos os factores de risco que levam a insuficiência renal, a hipertensão, diabetes e outras, que nos últimos tempos aumentaram muito no país”, disse Dionísio Cumba em entrevista à Agência de Notícias da Guiné(ANG).

Dans la même catégorie